Redação do Vestibular faz candidatos refletirem sobre o consumismo

Postado em 23/06/2013 17h23min

Por -

O lindo sol da tarde deste domingo, dia 23, contribuiu para que mais de duas mil pessoas prestassem a prova do Vestibular de Inverno da Univates, realizado nos câmpus de Lajeado e Encantado. O processo seletivo apresentou 35 opções de cursos, sendo que os mais procurados foram Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis e Enfermagem. O gabarito pode ser conferido clicando aqui.

Candidatos de mais de 70 municípios do Rio Grande do Sul responderam a 45 questões objetivas e uma redação, que teve como tema central o consumismo. A partir da leitura do texto Degraus da Ilusão, de Lya Luft, os vestibulandos puderam escolher entre três opções. A primeira era escrever um texto dissertativo-argumentativo refletindo sobre a temática do consumismo em relação à seguinte questão: o consumismo e seus efeitos sobre classes mais favorecidas e classes menos favorecidas.

A segunda proposta da redação era elaborar um texto dissertativo-argumentativo apresentando uma proposta de intervenção para a elevação das classes menos favorecidas. Já a terceira opção era produzir uma crônica narrando o caso de alguém que tenha aderido insensatamente ao consumismo, com uma reflexão sobre a situação. Já na prova de língua estrangeira, 1.173 optaram por espanhol e 891 por inglês.

Em Lajeado, a primeira candidata a concluir a prova no Prédio 3 foi Lenize Rinco, 17 anos, de Triunfo. Ela escolheu como primeira opção o Curso de Nutrição e disse que a prova estava fácil. “Fiz a prova para testar meus conhecimentos no Ensino Médio e achei acessível”, avaliou. A segunda candidata a entregar o teste foi Rafaela Corrêa dos Santos, 16 anos, de Anta Gorda, que fez a prova para Ciências Contábeis. Na redação, ela produziu uma crônica. “Destaquei que muitas pessoas consomem por impulso, muitas vezes, influenciadas pela mídia”, ressaltou. E para espantar um pouco o frio, ao final de prova os vestibulandos puderam saborear um chocolate-quente e receberam de brinde uma xícara exclusiva.

Em frente ao Prédio 3 estava a mãe de Bruna Acunha, Marilena Acunha, de Garibaldi, que aguardava a filha durante a prova. Caso seja aprovada, sua filha ingressará na Univates. “É importante acompanharmos os filhos, pois é um momento especial na vida deles, afinal de contas, é mais um passo para o futuro”, destacou ela.

Pais e demais acompanhantes tiveram uma programação especial. Eles foram recebidos com um coquetel e participaram de um tour guiado pelo câmpus, incluindo os estúdios da Rádio Univates FM e TV Univates e o Complexo Esportivo e Prédio 16. Sandra Markus de Oliveira, de Teutônia, esteve acompanhando a filha Karen, que prestou a prova para Pedagogia. Conforme ela, as atividades foram muito interessantes e instrutivas. “Imaginei que a Univates fosse menor, mas a estrutura é muito grande e boa”, afirmou.

A professora de Histórica Celina Fagundes da Rosa, da Escola Alexandrino de Alencar, de Passo do Sobrado, esteve acompanhando 30 alunos que prestaram o vestibular. “Gostei da recepção e das atividades preparadas para conhecermos o câmpus”, disse.

O gabarito da prova pode ser conferido no site www.univates.br/vestibular. O listão dos aprovados será divulgado até quarta-feira, dia 26. As matrículas ocorrerão nos dias 27 e 28 de junho e 1º de julho, nos turnos da manhã e noite, no auditório do Prédio 11 do câmpus Lajeado.

Mais informações podem ser acompanhadas pelas redes sociais www.facebook.com/univates e www.twitter.com/univates ou obtidas pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Tuane Eggers

A primeira candidata a concluir a prova no Prédio 3 foi Lenize Rinco, 17 anos, de Triunfo

Elise Bozzetto

Pais e acompanhantes tiveram uma programação especial com coquetel e tour guiado pelo câmpus