Encontro dos membros do Branding Brasil/RS prossegue neste sábado

Postado em 21/06/2013 21h10min

Por -

Teve início na noite desta sexta-feira, dia 21, e prossegue no sábado, 22, o 1º Encontro dos Membros do Branding Brasil/RS, promovido pelo curso de pós-graduação, em nível de especialização, em Branding & Business da Univates. Na abertura, que lotou o auditório do Prédio 16, a coordenadora do curso, professora Elizete Kreutz, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou a proposta da especialização e os professores convidados.

A ocasião contou com palestra do diretor de Comunicação Corporativa do grupo GAD', Valpírio Gianni Monteiro. Ele abordou o tema “Qual é a sua Marca? A importância da construção e gestão de marcas para o seu negócio”. Conforme o palestrante, este é um assunto relativamente novo e um pouco árido, no qual ainda há muito a evoluir. "As marcas fazem com que demonstremos nossa maneira de ser. Hoje falaremos sobre a gestão de marcas enquanto cultura, comportamento atitude", disse ele no início de sua explanação.

Para contextualizar seu discurso, o palestrante citou o atual cenário brasileiro, falando das manifestações que estão ocorrendo em todo o país. Conforme ele, até alguns meses atrás tínhamos um cenário mais propício para a sociedade de consumo. "Mas é em momentos de crise que a gente cresce. E uma marca não sobrevive fora da sociedade, de seu contexto", ressaltou.

Ainda, de acordo com Valpírio Monteiro, hoje as empresas dependem dos serviços, e os serviços dependem do comportamento humano, uma variável de extrema volatilidade. "Em função disso, para conseguirmos uma gestão de marcas efetiva, precisamos além do marketing e da comunicação, também de uma qualificada gestão de recursos humanos", disse ele, mesclando sua fala com a exibição de diversos vídeos.

Segundo o palestrante, a marca tem que transmitir a mesma mensagem para todos, não podendo ser dispersa ou confusa. "A marca não é apenas um logotipo, é mais do que uma identidade visual, e vai além dos produtos, serviços e comunicação. Marcas são experiências construídas junto às pessoas, que refletem uma forma única de se relacionar e se expressar", afirmou.

O evento prossegue neste sábado pela manhã, a partir das 8h30min, quando será realizada a “Apresentação GAD' com história, evolução, posicionamento, estrutura, expertise”, em que serão apresentados o diagnóstico, estratégia, linguagem/identidade, implantação e gestão do Grupo.

A terceira atividade do Encontro, que ocorrerá no turno da tarde, será uma divisão em grupos em que os participantes terão de escolher uma marca e definir escopo, construindo o entendimento das tarefas. Em seguida, será realizada avaliação e conclusão em grupo.

Texto e fotos: Tamara Bischoff

Tamara Bischoff