Entrevista coletiva esclarece objetivos e programação do Simpósio de Proteção aos Animais

Postado em 20/06/2013 17h

Por Tuane Eggers

Na manhã desta quinta-feira, dia 20, foi realizada uma entrevista coletiva com a comissão organizadora do Simpósio de Proteção aos Animais - Etapa do Vale do Taquari, promovido pela Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis (Apasfa). O objetivo foi explicar os objetivos e a programação do evento que ocorre no próximo sábado, dia 22, a partir das 8h30min, no auditório do Prédio 7 da Univates.

Conforme os organizadores, a atividade busca envolver cada vez mais os governos municipais na questão da proteção aos animais, além de mostrar para as organizações não governamentais (ONG) da área como obter recursos com as prefeituras. “Este trabalho é feito, na maioria das vezes, de forma voluntária pelas pessoas envolvidas na causa, mas muitas vezes fazem muito mais do que isso, pois acabam tirando recursos do próprio bolso para bancar os custos”, destacou o vereador Carlos Ranzi.

Ele também explicou que o evento busca trazer a parte política para se pronunciar e trazer soluções para as ONGs. “Queremos que essas ações se repliquem em outras regiões”, salientou. Neste primeiro momento, será trabalhada a questão dos animais domésticos. Para a voluntária da Apasfa Gláucia Marchesan, não é justo que apenas as ONGs façam o trabalho de proteção aos animais. Ela sugere que as prefeituras também se envolvam na tarefa. “Estamos falando aqui na voz de cada bicho que precisa ser atendido”, afirmou.

Segundo a bióloga e coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua/Univates), Cátia Gonçalves, a Univates logo abraçou a causa por entender que é um problema da região que precisa ser avaliado e solucionado. “Nós gostaríamos de poder indicar instituições que façam este trabalho, e essas informações nos faltam hoje. É esse tipo de informação que queremos que chegue até nós no evento de sábado”, disse.

Outro aspecto debatido na entrevista foi a importância da castração dos animais. Os organizadores também falaram sobre a programação do evento, que contará com prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores, além de representantes de ONGs da área e comunidade em geral.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. A participação dos estudantes da Univates pode ser validada como atividade complementar.

Saiba mais sobre a programação

A abertura será às 9h, com a presença do prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, e do reitor da Univates, Ney José Lazzari. Em seguida haverá explanação da veterinária Ana Maria de Brenner Lima sobre a participação da classe dos médicos veterinários em trabalho voluntário; e discussão sobre a atual situação das Associações e Organizações Não Governamentais (ONGs) de Proteção de Animais. Posteriormente, será proferida a palestra“Projetos de Castração e Bem-Estar Animal”, pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado, Rodrigo Lorenzoni.

Também haverá mesa-redonda com a presença das seguintes autoridades: Deputado Estadual Alexandre Postal; Vereadora de Porto Alegre Lourdes Sprenger, que falará sobre captação e destinação de recursos; 2o promotor de Justiça de Pelotas, Jaime Nudilemon Chatkin, que enfatizará sobre legislação e execução municipal na elaboração da Lei Municipal sobre maus tratos e sanções, e penas legais pela omissão do município; e delegada Anita Maria Klein da Silva.

No fim da manhã, ocorrerá a assinatura da carta-compromisso dos municípios em relação à defesa dos animais e a assinatura do compromisso para a realização da segunda edição do evento. À tarde, às 14h, haverá roda livre de conversas entre associações, ONGs e simpatizantes da causa.

Texto: Tuane Eggers