Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

CIH da Univates realiza previsão climática para o inverno de 2013

Postado em 20/06/2013 16h52min

Por -

A cada mudança de estação, o Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates realiza a previsão climática dos próximos meses. Como a partir desta sexta-feira, dia 21, inicia o inverno no Brasil, a equipe do CIH dá seu parecer para a nova estação e apresenta as características típicas deste período. Confira.

Características típicas do inverno

O inverno em 2013 inicia oficialmente às 2h04min do dia 21 de junho, conforme previsão da astronomia. Embora na prática utilize-se essa data para simbolizar a entrada da nova estação, climatologicamente sabe-se que o inverno tem início por volta de maio e se estende até as primeiras semanas da primavera.

Nesse período o principal sistema meteorológico atuante no sul do país é a frente fria, que apresenta maior frequência de passagem. Consequentemente, ocorre maior entrada de massas de ar frio que vêm na retaguarda desse sistema, provocando a queda das temperaturas, chegando muitas vezes a marcas ao redor ou até mesmo abaixo de zero.

Nesse período do ano, apesar de ser caracterizado como mais frio, não significa que ocorre frio intenso todos os dias. Também é comum a alternância com períodos até mesmo um pouco quentes, com temperaturas próximas dos 30°C. Isso ocorre porque a região sul do país está numa zona de latitudes médias, definida como de fronteira climática.

 

Tendência para o inverno de 2013

Nos últimos meses tem se observado uma situação de neutralidade climática quanto ao fenômeno ENOS, ou seja, não há atuação de El Niño nem La Niña. Os prognósticos indicam, no momento, a permanência dessa condição durante o inverno.

Tendo em vista esta previsão de neutralidade quanto ao fenômeno ENOS e a tendência de continuidade de águas mais frias no Atlântico sudoeste (entre o litoral sul do Brasil e Argentina), espera-se chuva irregular no estado neste inverno.

Quanto aos volumes de chuva, a tendência é de volumes dentro do padrão climatológico da região, mas podem ficar um pouco abaixo da normalidade no começo da estação. No entanto, como a chuva tende a ser de forma irregular, podem ocorrer grandes variações na distribuição dos volumes na região.

Em relação às temperaturas, a tendência geral para o período é de valores médios dentro do padrão climatológico para a região, mas há a possibilidade de valores levemente acima em alguns períodos da estação. Além disso, como é característico do período, deve ocorrer o ingresso de fortes massas de ar polar no sul do país, que trazem episódios de frio intenso com temperaturas ao redor de zero e formação de geadas.

Cabe ressaltar que a condição de neutralidade com relação à atuação do fenômeno ENOS não significa totalmente que haverá normalidade no clima, conforme análise de situações semelhantes registradas em outros anos. Dessa forma, não se descarta a ocorrência de episódios extremos, tanto de chuva como de temperatura no decorrer da estação.

 

Elaboração: Equipe do Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates - Grasiela Both, Juliana Tomasini e Roberta Kurek

Inverno será marcado por episódios de frio intenso com temperaturas ao redor de zero e formação de geadas

Tuane Eggers

A previsão para o Rio Grande do Sul é de chuva irregular neste inverno

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas