Professor da UFMG palestra sobre empreendedorismo tecnológico

Postado em 20/06/2013 09h42min

Por Tamara Bischoff

Na noite desta quarta-feira, dia 19, o curso e o Diretório Acadêmico de Química Industrial da Univates promoveram a palestra gratuita “Transformando conhecimento em riqueza e apresentação do livro: As cartas de Tsuji”, ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Rochel Montero Lago. A atividade, que serviu para marcar o Dia do Químico, comemorado em 18 de junho, teve como objetivo abordar o empreendedorismo tecnológico, e foi aberta ao público. Além dos estudantes de Química Industrial, participaram do evento acadêmicos de Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Administração, Ciências Contábeis e Direito.

“Hoje não vou falar de Química. Vocês devem estar pensando: o que um químico faz aqui, falando de empreendedorismo?”, disse ele, referindo-se ao público. Logo em seguida, Lago relatou um pouco de sua trajetória profissional. “Estudo Química há 30 anos, mas senti que eu precisava de alguma coisa diferente na vida. Ser um pesquisador independente e produtivo não é uma tarefa trivial”, afirmou o professor, contando o porquê de ter ingressado na área do empreendedorismo. “Perto dos 30 anos comecei a dialogar com a morte. Precisamos refletir sobre o que faz a vida da gente ter significado. Qual a marca que queremos deixar no mundo? E isso requer planejamento, porque as coisas não vão acontecer ao acaso”, completou. Segundo ele, os profissionais da área da Química, em geral, sonham em deixar sua marca em alguma empresa ou produto. “Eu quis ter patentes, e consegui. Mas logo em seguida caí num vazio. O que fazer com aquilo? Então fui tentar vender o produto nas empresas”, contou. De acordo com ele, a tarefa não foi simples, uma vez que pesquisadores e empresários tem olhares muito diferentes sobre as coisas. “Então achei que seria mais fácil eu aprender do mundo deles. Fui fazer um curso de Gestão Estratégica de Negócios. Mas faltava ainda eu abrir uma empresa para falar de empreendedorismo com mais propriedade”, ressaltou. Depois de abrir sua empresa, a Verti Ecotecnologia, Lago se enveredou ainda mais para a área do empreendedorismo.

Prosseguindo com sua explanação, o professor falou sobre a capitalização do conhecimento. “Temos uma relação conflituosa com o dinheiro. Quando ouvimos a palavra capitalização logo pensamos no capitalismo selvagem, mas precisamos deixar de lado essa concepção”, observou. Conforme o pesquisador, a universidade tem um papel muito importante nessa área, de tranformar conhecimento em tecnologia. “Ela também deve ser empreendedora. O desenvolvimento social e econômico passou a ser incorporado à missão da universidades. O mundo acadêmico está mudando no Brasil, e é ele o grande responsável pelo desenvolvimento econômico do país”, disse.

Rochel Lago falou também que estamos na sociedade do conhecimento, mas ainda pensamos como pensava a sociedade industrial. “O conhecimento é a moeda de maior valor, a moeda de troca.

Nossa mentalidade está tanto no emprego e na segurança que poucos de nós irão se arriscar por esse caminho mais incerto. Mas se vocês quiserem chegar ao alto escalão precisam pensar numa carreira de saltos. Hoje, se a gente fica muito tempo num emprego é acomodado. Temos que ter uma visão mais sistêmica e global, por isso é importante circular entre vários trabalhos”, frisou, complementando que uma de suas bandeiras atuais é promover o empreendedorismo nas universidades. “Tentamos construir uma ponte entre a universidade e a empresa. Vocês são a geração que mudará a cara do Brasil. Vocês são os empreendedores do futuro”, destacou.

Quem é o palestrante

Graduado e mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas, especializado pela Gifu University, do Japão, e doutor em Química Inorgânica pela University of Oxford, da Inglaterra, Rochel Montero Lago também realizou pós-doutorado no Instituto de Catálise e Petroquímica, da Espanha, e na Heutes Etudes Comercialles, no Canadá. Atualmente é professor da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador 1C CNPq.

Lago possui cerca de 22 patentes, sendo três licenciadas e duas em fase de licenciamento. Além disso, é sócio fundador da empresa Verti Ecotecnologias, que realiza pesquisa e desenvolvimento e inserção de tecnologias ambientais no mercado.

As Cartas de Tsuji

O livro “As Cartas de Tsuji - A história de um pesquisador e seus alunos criando uma empresa de base tecnológica” surgiu quando Rochel Lago precisava escrever um texto para uma revista da área de Química falando sobre empreendedorismo. Com o objetivo de deixar a redação mais atrativa, ele resolveu contar uma história de ficção que capturasse o leitor. “Fui ler best-sellers e assistir novela pra ver como se fazia isso. Peguei os elementos que faltavam para escrever minha história”, contou.

As Cartas de Tsuji é um romance que conta a história de um pesquisador que decide abrir uma empresa, mas não sabe bem por onde começar. Ele passa a receber cartas de seu mentor Tsuji Sensei, e cada uma traz dicas sobre como seria abrir e tocar um negócio. Entre os temas abordados estão plano de negócios, pesquisa e empreendedorismo.

Texto: Tamara Bischoff

Professor e pesquisador da UFMG Rochel Montero Lago