Professora participa de evento internacional de Letras e Linguística

Postado em 18/06/2013 17h10min

Por Tuane Eggers

No período entre os dias 11 e 14 de junho, a professora do Curso de Letras Justina Inês Faccini Lied participou do II Simpósio Internacional de Letras e Linguística e III Simpósio Nacional de Letras e Linguística, na Universidade Federal de Goiás. No evento, Justina apresentou o trabalho “Language and the Media: Implications on Learning and Teaching English Process” no grupo de trabalho “Possibilidades e desafios no ensino de Língua Inglesa: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem”.

A professora conta que a participação no evento foi muito relevante. “Além de divulgar e compartilhar as ações e reflexões desenvolvidas em nosso projeto de extensão Tecnologia e Letramento Literário em Língua Inglesa, também serviu de apoio à dinâmica e práticas de ensino de língua inglesa já desenvolvidas”, explica Justina. Outro benefício citado por ela é a qualificação das ações tanto na graduação quanto na extensão e na pesquisa.

Conforme ela, o evento também contribuiu para ratificar que as reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua adicional e internacional devem ser aprofundadas, a fim de responder aos principais questionamentos dos professores em sala de aula, aos conflitos gerados pelos conceitos de multiletramentos e à instrumentalização do "language producer" na prática linguística. “Urge ainda a necessidade de se rever as práticas de tradução e re(utilização) linguística desenvolvidas na sociedade contemporânea, decorrentes, tanto pela facilidade de seu desenvolvimento através do uso da tecnologia, bem como pelos danos de sua prática quando destituídos de noções de formas lexicais, gramaticais, subjetividade, discurso, gênero, sujeito e demais mecanismos linguísticos”, afirma a professora.

Todos os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento, que poderão ser acessados assim que estiverem disponibilizados eletronicamente pela organização.

Texto: Tuane Eggers

Professora Justina Lied com o professor Alexander Meireles da Silva, da UFG