Professores e estudantes de universidades de diversas partes do Brasil se encontram na Univates

Postado em 13/06/2013 21h45min

Por Ana Paula Vieira Labres

Com a proposta de refletir sobre questões relacionadas à alfabetização e ao letramento nas diferentes áreas do conhecimento, professores e estudantes oriundos de 40 universidades de mais de 10 estados brasileiros, participam até o próximo sábado, dia 15, na Univates, do III Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Univates) e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica. Com o tema "Alfabetização e Letramento nas diferentes áreas do conhecimento", o evento conta com palestrantes renomados da área.

A abertura oficial ocorreu nesta quinta-feira, dia 13, com a presença do Reitor da Univates, Ney José Lazzari; Pró-Reitora de Ensino, Luciana Carvalho Fernandes; Coordenadora da Terceira Coordenadoria Regional de Educação, Marisa Bastos; Secretária de Educação de Lajeado, Eloede Conzatti; e Coordenadora do Pibid/Univates, Cristiane Hauschild.

Em sua fala, Lazzari, agradeceu a presença de todos, em especial dos pibidianos, e destacou a importância dos programas oferecidos pelo Governo Federal. “Assim como o Pibid, temos o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e o Fies, iniciativas que resgatam a área das licenciaturas e que o aluno pode lecionar na rede pública e abater o valor do financiamento, assim como pode ser feito na área da medicina. “O curso mais antigo da Univates é Letras, então, essa área é extremamente importante. Tivemos algumas dificuldades nesta área, mas com programas, outras iniciativas e entusiasmo, como há no Pibid, podemos ter um futuro melhor. Mas para isso é preciso participação e andamento de fato dos trabalhos”, destacou.

Após a solenidade de abertura, ocorreu a palestra “Docência na Educação Básica: uma escola em transe”, com o doutor em Educação Pedro Cunha Pinto Neto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele destacou que seus trabalhos sobre o tema iniciaram a partir de uma série de questões que aparecem na comunidade escolar, como por exemplo, alguns fatos chocantes, e também a partir da afirmação: educação de privilégio para uma educação com direito. “Quando falo de educação como privilégio é por que no Brasil ela não atende a todos e, sim, somente um grupo. Porém, em 1988, a educação aparece como obrigatória, servindo para guiar a população do direito e acesso à escola”, explica.

Ainda segundo o palestrante, embora isso ocorre no âmbito da legislação, muda também o modo que as pessoas pensam sobre inserção no meio escolar. “Cursar apenas o primário, como antigamente, era natural, pois a escola era vista como algo para poucos, independente das questões socioeconômicas. Então, quando a escola passa a ser um direito faz com que o período de entrada e a permanência na escola sejam definidas pela cronologia da vida do aluno; a evasão passa a ser uma preocupação central nas políticas para a educação básica; e os mecanismos de exclusão são banidos”, ressalta.

Em outra parte de sua fala, Neto, destacou sobre o tema “Os lugares do saber e a desterritorialização do professor”. “A educação como direito faz com que a transmissão de conteúdos deixa de ser o ponto central da atividade escolar e entram em cena as competências, as habilidades e as atitudes. Além disso, o professor perde o status de portador do saber”, acrescenta.

Além desta palestra, o evento contará nesta sexta-feira, dia 14, com oficinas e a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 7, ocorrerá a mesa-redonda: “Alfabetização e Letramento nas diferentes áreas do conhecimento”, com os professores Celi Nelza Zulke Taffarel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Maurivan Güntzel Ramos da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS); e José Edimar de Souza da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Já no dia 15, às 9h30min, ocorrerá a palestra “Caminhos da Iniciação à Docência: Desafios Contemporâneos”, com a professora da Unisinos Eli Terezinha Henn Fabris.

O evento conta com mais de 550 participantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Tocantins, Goiás, Piauí, Paraíba, Ceará e Amazonas.

O seminário tem como público-alvo professores e estudantes de graduação, pós-graduação, professores da Educação Básica e demais profissionais e pesquisados da área da Educação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos, ao valor de R$ 70,00.

A promoção é do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Univates, do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Letramento e dos cursos de Licenciatura da Univates. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site www.univates.br/seminariopibid.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Evento do Pibid conta com a participação de mais de 550 pessoas de diversos estados brasileiros