Juventude e políticas sociais no Brasil é tema de palestra

Postado em 13/06/2013 09h38min

Por -

Notícia do DCE Univates:

Centenas de pessoas lotaram o auditório do Prédio 7 da Univates na noite desta segunda-feira, dia 10, para prestigiar a palestra do economista Márcio Pochmann, falando sobre o tema “Juventude e políticas sociais no Brasil”. O evento foi organizado pelo DCE Univates e reuniu acadêmicos, professores, estudantes do Colégio Presidente Castelo Branco e comunidade em geral.

Promovida pelo DCE, a palestra reuniu um número expressivo de estudantes, público-alvo dos assuntos abordados pelo palestrante. Dentre as várias abordagens, comparações dos anos 60/70 com os dias de hoje vieram à tona, mostrando que o jovem não tem mais aquela alma militante, nem muito interesse pelo movimento estudantil, como acontecia na época da ditadura.

Foi falado ainda que o jovem para ter um ensino de qualidade não deveria trabalhar, mostrando que temos pouco tempo para se dedicar de fato aos estudos. A exigência dos professores em comparação com o tempo que o estudante trabalhador realmente dispõe é alta, formando assim profissionais que muitas vezes não se sentem totalmente seguros ao ingressar no mercado de trabalho.

De encontro a isso, foi discutido que o acesso ao ensino superior está cada vez mais fácil, com programas como o FIES. Foi feita uma análise do último século, da acessibilidade que os estudantes vem tendo. O Brasil, apesar de ter crescido muito nos últimos anos, continua com uma porcentagem muito baixo de jovens que estão no ensino superior quando comparado a outros países. Porém, os números continuam crescendo e se trabalha para que mais medidas sejam feitas em prol do acesso aos estudantes.

Fechando sua palestra com a frase “sobram partidos políticos e faltam movimentos”, Márcio Pochmann se mostrou muito coeso e seguro de tudo o que falou, e conseguiu manter seu público atento por 2h30min, prova do seu renome na área, da importância dos temas abordados e da sede dos jovens por conhecimento.

Fonte: DCE Univates