Estudantes participam de viagem de estudos ao Rio de Janeiro

Postado em 11/06/2013 18h22min

Por Tuane Eggers

Entre os dias 4 e 9 de junho, 29 estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, acompanhados dos professores Alex Carvalho Brino e Ecléa Moraes, participaram de uma viagem de estudos ao Rio de Janeiro. O objetivo foi estudar a arquitetura moderna e contemporânea da cidade, oferecendo aos acadêmicos a oportunidade de vivenciar outra realidade urbana.

Além disso, conforme o professor Brino, a viagem também buscou colocar os estudantes em contato direto com a arquitetura que dominou o cenário durante os anos 1930 a 1960. “Buscamos repertorizar os estudantes do ponto de vista da solução arquitetural, material, iconográfica, paisagística, estrutural e urbana”, explica.

O Ministério de Educação e Saúde, o Jóquei Clube do Brasil, o Hospital da Lagoa, o Museu de Arte Contemporânea, a Cidade das Artes e o sítio onde morou o paisagista Roberto Burle Marx estiveram entre os locais visitados. Este tipo de viagem vem sendo realizada pelo curso desde o ano de 2007.

Conforme o professor, os alunos sempre ficam positivamente impressionados com as visitas. “Por vezes, as visitas dão acessos a locais que normalmente um visitante sozinho não teria acesso. Elas abrem o leque de opções dos estudantes quanto a soluções de arquitetura”, ressalta.

Texto: Tuane Eggers