Alunos de Arquitetura e Urbanismo realizam competição

Postado em 10/06/2013 20h44min

Por Ronaldo Ely Rempel

Na manhã de segunda-feira, dia 10 de junho, alunos da disciplina de Resistência dos Materiais Estruturais, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, participaram da Competição de Pontes Feitas com Espaguete. A atividade, promovida pelo projeto de extensão “Desafio de Inovação Tecnológica”, organizado pelo Curso de Engenharia Mecânica, ocorreu no Prédio 17.

Para a elaboração das pontes foram colocados em prática ensinamentos repassados durante as aulas, como a distribuição de peso e a composição dos materiais. O desafio consistiu na fabricação de uma ponte com 50 centímetros de altura e um metro de comprimento, utilizando no máximo 750 gramas de macarrão do tipo espaguete e cola. Em seguida, os participantes deveriam colocar pesos sobre as pontes, sendo a ponte mais resistente a vencedora. A construção das alunas Júlia, Éster e Ana foi a vencedora do desafio, suportando uma carga de 57kg.

Engenharia Mecânica está entre as opções do Vestibular de Inverno

A Univates recebe inscrições, até 17 de junho, para o seu Vestibular de Inverno. Entre as 35 opções de cursos oferecidos nesta edição, está o de Engenharia Mecânica, que visa a formar um profissional capaz de desenvolver e projetar máquinas, equipamentos, veículos e ferramentas específicas da indústria mecânica, sendo também responsável por toda a sua produção, desde o cálculo da matéria-prima necessária, até a criação de protótipos.

As inscrições para o Vestibular podem ser feitas pelo site www.univates.br/vestibular, no Setor de Atendimento ao Aluno - Prédio 9 do Câmpus Lajeado, ou ainda na Secretaria do Câmpus Encantado. O valor da inscrição é de R$ 40,00, sendo que estudantes que não tenham concluído o Ensino Médio até o dia da prova pagam somente R$ 10,00. A prova ocorre dia 23 de junho, das 13h30min às 18h30min, nos câmpus de Lajeado e de Encantado, e consiste de 45 questões objetivas e uma redação.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vestibular@univates.br, ou pelos fones (51) 3714-7000, ramal 5293, e 0800 7 07 08 09.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Algumas construções não deixaram os traços arquitetônicos de lado

Ronaldo Ely Rempel

Alunos colocaram pesos para medir a resistência das pontes fabricadas