Exposição de Design de Moda e de Pedagogia apresenta criações de memórias

Postado em 10/06/2013 20h33min

Por Tuane Eggers

Ilustrar memórias criadas a partir de filmes, músicas, obras de arte e conceitos. Essa é a proposta da exposição “Memórias Ilustradas: uma coisa que se leva”, que pode ser conferida no Espaço Arte 9B da Univates, até o próximo dia 17. As obras foram criadas por estudantes da disciplina de Introdução à Ilustração, do curso de Design de Moda, e de Diferenças e Multiplicidades, do curso de Pedagogia.

Conforme o organizador da exposição, professor Cristiano Bedin da Costa, o trabalho iniciou no último ano, com as estudantes de Design de Moda. A proposta feita pela professora Carina Carlan, no último semestre, foi criar uma mini coleção a partir de palavras-chave distribuídas em caixinhas, que traziam pinturas, filmes, músicas e livros.

Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho, o professor Cristiano propôs a suas alunas, da disciplina de Diferenças e Multiplicidades, uma intervenção neste material. “A ideia era trabalhar a memória não só como algo que remete ao passado, mas principalmente criar algo novo a partir dela”, explica.

De acordo com o docente, o recebimento da proposta pelas estudantes foi um misto de adoração e angústia. “No início, elas estavam tentando se orientar no meio desse material. Acho que essa foi a graça, de se intrometer no trabalho das alunas de outro curso e disciplina. A ideia era cruzar essas linguagens, além de fazer um chamamento para a própria instituição criar mais diálogos entre os cursos”, ressalta.

Texto: Tuane Eggers