Colaboradores concluem especialização em Gestão Universitária

Postado em 10/06/2013 17h16min

Por Tuane Eggers

Na tarde desta segunda-feira, dia 10, cerca de 35 professores e funcionários técnico-administrativos da Univates receberam seus certificados de conclusão da 2ª edição do curso de Pós-Graduação em Gestão Universitária. O curso buscou preparar dirigentes da Instituição, tanto coordenadores de setor quanto de curso, para os constantes desafios de uma realidade pós-moderna pluralista e fragmentada.

Além disso, o objetivo também foi capacitar os colaboradores a atuar com sucesso no novo cenário que se forma na área das instituições de ensino, que contém desafios e oportunidades igualmente relevantes. Durante a cerimônia de encerramento, o reitor da Univates, Ney José Lazzari, lembrou que este curso já serviu de modelo para diversas instituições, como Feevale, UFRGS, UCS e Unisinos.

Lazzari ressaltou, ainda, que a Univates é uma instituição que ensina, mas que também aprende. Além disso, falou da importância de dar continuidade ao bom trabalho que vem sendo feito pela Instituição. Em seguida, o coordenador do curso, professor Rogério Schuck, que também recebeu seu diploma durante a cerimônia, comentou que a atividade como um todo foi muito positiva, e que a Instituição será enriquecida com mais esse aperfeiçoamento.

Após, o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, disse que o desafio que fica após o encerramento do curso é avaliar todo o material que foi proposto nos trabalhos de cada aluno. “Agora, nos apropriamos do conhecimento gerado pelos colegas e avaliamos cada proposta para colocá-las em prática, até como uma forma de valorização e reconhecimento”, salientou.

Após a entrega de certificados, os participantes acompanharam uma apresentação do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas sobre metodologias ativas e, em seguida, dividiram-se em grupos para discutir temas como Enade e evasão escolar.

Nas aulas do curso, realizadas de julho de 2010 a fevereiro de 2013, foram trabalhados assuntos como Gestão Acadêmica de Instituições de Ensino Superior, Projeto Pedagógico e Institucional, Avaliação, Análise e Projeção de Ambientes Organizacionais, Responsabilidade Social, Gestão de Pessoas e Gestão Financeira, enfim, estudos de princípios que norteiam o olhar do gestor.

Mais informações sobre os cursos de pós-graduação da Univates podem ser obtidas no site www.univates.br/pos-graduacao, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5410, ou pelo e-mail posgraduacao@univates.br.

Texto: Tuane Eggers