Equipe do projeto Baja da Univates recebe equipe da Unisc

Postado em 07/06/2013 16h29min

Por Tuane Eggers

Na última quinta-feira, dia 6, a equipe da Univates engajada na participação do projeto Baja SAE recebeu, no câmpus de Lajeado, a equipe da Unisc. Ambas as instituições pretendem competir no Baja, por isso as equipes decidiram dividir os custos da participação no campeonato, que está previsto para ocorrer neste ano. O projeto é uma competição entre instituições de Ensino Superior de âmbito mundial que desafia os estudantes de engenharia a projetar, construir e testar um veículo off-road.

Estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Design da Univates estão envolvidos na proposta. Com o objetivo de empregar conhecimentos teóricos e práticos na construção de um veículo automotivo e efetuar o seu desenvolvimento conceitual, com cálculos estruturais, dinamismo da carroceria, suspensão, direção e tração, baseados em conceitos inovadores e sustentáveis, os acadêmicos reúnem-se semanalmente.

O evento contará com a participação de 1.200 pessoas de 60 universidades de todo país e empresas da área automotiva. O Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e durante sua realização, os professores orientadores devem auxiliar os alunos por meio das teorias aplicadas ao projeto, porém não devem envolver-se diretamente com o desenvolvimento do veículo.

O projeto Baja SAE na Univates conta com o apoio de Auto Peças Zagonel, Metalúrgica Hassmann, Tornearia Gisamar, Do Aço e Valecross. Detalhes sobre podem ser conferidos no site www.univates.br/graduacao/engenharia-mecanica/projeto-baja.

Texto: Tuane Eggers