Oficina de Biotecnologia ensina a construção de minhocários

Postado em 06/06/2013 16h30min

Por Tuane Eggers

Na tarde da última quarta-feira, dia 5, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates ofereceu mais uma oficina para estudantes de Ensino Médio. Desta vez, aproximadamente dez participantes construíram minhocários com materiais alternativos para biotransformação de resíduos orgânicos.

O objetivo da atividade foi mostrar que os resíduos orgânicos gerados em residências podem ser aproveitados como fonte de alimentos para as minhocas que, por sua vez, produzem o húmus (material que pode ser utilizado como fertilizante em hortaliças e outros vegetais). Além de construir minhocários, os estudantes trabalharam conceitos de potencial Hidrogênico (pH) e visitaram os laboratórios de vermicultura no Prédio 4.

A oficina foi coordenada pela professora Elisete Maria de Freitas e ministrada pela coordenadora do curso de Química Industrial, professora Lucélia Hoehne, pelo mestrando Mariano Rodrigues e pela bolsista Virgínia Basso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5466.

Texto: Tuane Eggers