Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Evento inédito no interior do Estado aborda proteção aos animais

Postado em 05/06/2013 16h48min

Por Ana Paula Vieira Labres

No dia 22 de junho, às 8h30min, no auditório do Prédio 7, a Univates sediará o evento gratuito e inédito no interior do Estado “Simpósio de Proteção aos Animais”, etapa Vale do Taquari. Aberta à comunidade, a programação terá o objetivo de estimular a criação de políticas públicas e discutir sobre o papel das pessoas que buscam ou trabalham com bem-estar animal.

A abertura será às 9h, com a presença do prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, e do reitor da Univates, Ney José Lazzari. Em seguida, haverá explanação da veterinária Ana Maria de Brenner Lima sobre a participação da classe dos médicos veterinários em trabalho voluntário; e discussão sobre a atual situação das Associações e Organizações Não Governamentais (ONGs) de Proteção de Animais. Posteriormente, será proferida a palestra “Projetos de Castração e Bem-estar Animal”, pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado, Rodrigo Lorenzoni.

Também haverá mesa-redonda com a presença das seguintes autoridades: Deputado Estadual Alexandre Postal; Vereadora de Porto Alegre Lourdes Sprenger, que falará sobre captação e destinação de recursos; 2º promotor de Justiça de Pelotas, Jaime Nudilemon Chatkin, que enfatizará sobre legislação e execução municipal na elaboração da Lei Municipal sobre maus tratos e sanções, e penas legais pela omissão do município; e delegada Anita Maria Klein da Silva.

No fim da manhã, ocorrerá a assinatura da carta-compromisso dos municípios em relação à defesa dos animais e a assinatura do compromisso para a realização da segunda edição do evento. À tarde, às 14h, haverá roda livre de conversas entre associações, ONGs, e simpatizantes da causa.

Conforme a bióloga e coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua/Univates), Cátia Gonçalves, os principais temas discutirão sobre práticas cotidianas no que diz respeito aos animais. “Dúvidas sobre quem é responsável pelo cachorro deixado na rua, o que fazer se presenciar uma cena de maus tratos e como um canil público deve funcionar estarão em pauta”, ressalta.

Segundo ela, o debate sobre adoção de animais também estará em pauta. Porém, ela lembra que a adoção deve ser feita com responsabilidade. “Quando eu for adotar um filhote, ou um adulto, eu estou me responsabilizando por aquela vida e reconheço que se eu não cuidar dela posso sofrer sanções criminais por isso”, diz Cátia.

Interessados em participar podem inscrever-se, gratuitamente, pelo site www.univates.br/eventos. No dia também serão aceitas doações de ração para cães e gatos. Mais informações pelo site www.spa.org.br ou pelo e-mail apasfa.rs@gmail.com.

O evento tem o apoio da Univates e da Prefeitura Municipal de Lajeado e a realização da Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis (Apasfa).

 

Apasfa é uma das entidades que atende animais abandonados

A Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis (Apasfa), de Lajeado, tem o objetivo de atender as denúncias de maus tratos e abandono de animais. Para a voluntária da entidade Gláucia Marchesan, além de adotá-los é importante castrá-los. “A castração evita as crias indesejadas e possíveis sacrifícios e abandonos de animais, além de ser mais tranquilo para quem possui fêmeas em casa. A castração evita também a problemática de cães que fogem para as ruas causando tumulto e briga, bem como o desagrado das pessoas que muitas vezes apedrejam os animais para afugentá-los”, explica.

Quem deseja ajudar a Apasfa, o contato é o e-mail apasfa.rs@gmail.com.

 

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Entre os animais para adoção em Lajeado estão os cachorros abrigados no canil da Prefeitura de Lajeado e na Apasfa

Tamara Bischoff

Entre os animais para adoção em Lajeado estão os cachorros abrigados no canil da Prefeitura de Lajeado e na Apasfa

Tamara Bischoff

Entre os animais para adoção em Lajeado estão os cachorros abrigados no canil da Prefeitura de Lajeado e na Apasfa

Tamara Bischoff

Entre os animais para adoção em Lajeado estão os cachorros abrigados no canil da Prefeitura de Lajeado e na Apasfa

Tamara Bischoff

Notícias Relacionadas