Curso de inglês mais acessível motiva estudantes e professores

Postado as 2013-06-05 14:12:22

Por Tuane Eggers

A Univates deu início, no mês de abril, a uma nova modalidade de curso de inglês para seus estudantes, professores, bolsistas e funcionários. O ensino do idioma, um dos pilares do “Projeto i”, está recebendo incentivo da Instituição por meio de metodologia diferenciada e mensalidades mais acessíveis.

Um dos funcionários que está aproveitando a oportunidade para aprimorar seus conhecimentos é o estudante de História Gabriel Born, que trabalha na Biblioteca. Conforme ele, as aulas têm atividades diversificadas, como audição, leitura, conversa e bastante uso dos livros fornecidos. Como acadêmico de História, ele considera importante ter a possibilidade de ler obras não traduzidas para o português, assim como ter contato com algumas fontes primárias em língua inglesa. Além disso, conta que pretende utilizar esse conhecimento em uma futura viagem de estudos. “Enquanto puder, pretendo continuar com o curso. Indico a todos que têm vontade, pois vale a pena mesmo como uma busca pessoal para expandir horizontes”, ressalta.

Os professores da Univates também estão usufruindo da iniciativa. É o que mostra a diretora do Centro de Ciências Biológicas, professora Magali Grave, que também leciona no curso de Fisioterapia da Instituição. “Quando surgiu esta oportunidade, não pensei duas vezes. Fui uma das primeiras a me matricular e estou adorando”, explica. De acordo com ela, o aprendizado do idioma é cada vez mais necessário. “O mundo e a educação estão mais globalizados a cada dia. A falta de domínio da língua inglesa nos impede, por exemplo, de trocarmos informações com pesquisadores de outros países, de participarmos de intercâmbios, de discutirmos artigos com os alunos”, afirma.

Já o estudante de Jornalismo e bolsista de iniciação científica Vinícius Flôres considera o material disponibilizado nas aulas bastante rico, além da experiência da professora no exterior colaborar para a aprendizagem. “Sendo o primeiro semestre, sinto que ainda está em um processo de ajuste da proposta. Isto fica claro quando se fala na ideia de alunos estudarem um período extraclasse durante a semana”, sugere. Flôres pensa que a modalidade é uma ótima iniciativa. “Lembro que depois do lançamento do projeto, coincidentemente, o ministro da Educação anunciou que a prioridade das bolsas disponibilizadas para intercâmbio seria para países com língua diferente. Isso mostra que a Univates está à frente, pensando grande”, acrescenta.

Outra estudante que está participando do projeto é Júlia Zandoná Baú, acadêmica de Engenharia Química da Univates. Para ela, o curso está sendo uma ótima oportunidade de aprimorar seu conhecimento na língua inglesa. “A Univates quer fazer com que o inglês chegue a todos, oferecendo, com valor mais acessível, um curso de ótima qualidade”, afirma. De acordo com ela, as turmas do curso são pequenas, o que facilita muito o aprendizado. “Os professores têm extrema qualificação e são muito atenciosos. Isso faz com que tenhamos uma vontade ainda maior de aprender uma nova língua”, diz Júlia, que pretende continuar no curso até conseguir utilizar o idioma fluentemente.

Matrículas abertas

Os interessados em efetuar matrículas nos cursos de inglês do Projeto i podem contatar a Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h às 22h30min, e aos sábados, das 7h30min às 11h40min.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas com o Setor de Interlínguas, pelo e-mail projetoi@univates.br, ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5204. Os interessados em realizar a prova de nivelamento também devem entrar em contato com o Setor.

Confira o investimento para cada nível:

- Nível A1 Starter: professor: 5 parcelas de R$ 159,00; aluno e funcionário: 5 parcelas de R$ 109,00; bolsista: 5 parcelas de R$ 59,00;

- Níveis A1, A2, B1, B2 e C1: professor: 4 parcelas de R$ 159,00; aluno e funcionário: 4 parcelas de R$ 109,00; bolsista: 4 parcelas de R$ 59,00;

- Nível C1 Avançado: professor: 6 parcelas de R$ 159,00; aluno e funcionário: 6 parcelas de R$ 109,00; bolsista: 6 parcelas de 59,00;

- Nível C2: professor: 6 parcelas de R$ 149,00; aluno e funcionário: 6 parcelas de R$ 99,00; bolsista: 6 parcelas de R$ 49,00.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers