Oficinas gratuitas comemoram Semana do Meio Ambiente

Postado em 05/06/2013 11h39min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de contribuir para a construção da consciência ambiental e proporcionar momentos de aprendizagem de forma divertida, o Museu de Ciências Naturais da Univates está promovendo, nesta semana, diversas oficinas gratuitas para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Nesta quarta-feira, dia 5, estudantes do 6º ano da escola São Rafael, de Cruzeiro do Sul, participaram de uma oficina sobre peixes.

Durante a atividade, os estudantes receberam explicações sobre os animais e conferiram de perto, equipados com luvas e pinças, diversas espécies de peixes taxidermizados. Para a professora acompanhante da turma, Maria Leonir Wolschik, a atividade é importante para as crianças poderem vivenciar o que aprendem em sala de aula. “Passamos o conteúdo, mas na escola é difícil eles poderem tocar nos animais, por exemplo. A Univates proporciona isso aos alunos”, afirma.

As estudantes Bruna Elisa Obermann Luft, Erica Guntzel, Inaê Henz, Ketlin Finck e Alana Persch foram algumas das participantes. Elas contam que gostaram muito da atividade e de aprender sobre peixes. Entre os aspectos mais interessantes do conteúdo, elas citaram as nadadeiras e a alimentação dos animais.

Após a oficina, os alunos conheceram a sala de exposições do Museu de Ciências Naturais. Além da atividade com peixes, também foram abordadas metamorfose e biodiversidade. A programação prossegue até sexta-feira, com oficinas sobre água, flores, educação ambiental e morcegos.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/mcn, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504, ou pelo e-mail mcn@univates.br.

Texto: Tuane Eggers