Univates sedia V Encontro dos Institutos Históricos e Geográficos do Rio Grande do Sul

Postado em 04/06/2013 21h38min

Por Ronaldo Ely Rempel

A Univates sediou nesta terça-feira, dia 4, o V Encontro dos Institutos Históricos e Geográficos do Rio Grande do Sul (IHGRGS). As atividades abordaram o tema “Imigração e Germanidade no sul do Brasil: contextos e fontes de pesquisa” e contaram com a presença de estudantes do Curso de História da Univates e de diversos membros de diferentes institutos de pesquisa.

Na ocasião, foram debatidos assuntos como a organização da próxima edição, local e periodicidade do evento, além da criação de uma revista dos Institutos. Também foram apresentados diversos trabalhos referentes à temática do evento e realizados lançamento e divulgação de livros, além da posse de Euclides Torres como membro correspondente do IHGRGS. Para finalizar, o professor doutor René Gertz palestrou sobre “A Germanidade no Brasil”.

O IHGRGS é presidido por Miguel Frederico do Espírito Santo e conta com a colaboração de 36 pessoas, entre membros efetivos, correspondentes e honorários. O órgão é responsável por diversos acervos referentes à história de colonização e formação do estado.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Evento contou com a presença de estudantes de História e de membros de diversos institutos de pesquisa

Ronaldo Ely Rempel

Ronaldo Ely Rempel