E-book aborda gestão administrativa em instituição de ensino comunitária

Postado em 04/06/2013 17h53min

Por Tuane Eggers

No universo acadêmico, a produção de conhecimento é condição indispensável ao desempenho satisfatório de uma Instituição de Ensino Superior. Com este objetivo, a Editora Univates publicou, nesta semana, mais uma obra em formato e-book, intitulada “Gestão Administrativa numa IES Comunitária: estudos e relatos de cases.

O livro foi organizado pelo pró-reitor Administrativo da Univates, professor Oto Roberto Moerschbaecher, a partir de materiais elaborados por profissionais que atuam simultaneamente na docência e na função técnico-administrativa da Instituição. O e-book é composto por três artigos da área de Tecnologia da Informação; de dois TCCs da área de Engenharia e de Controladoria; e de dois estudos de caso da área de Suprimentos e de Recursos Humanos.

De acordo com Moerschbaecher, os gerentes dos setores vinculados à Pro-Reitoria Administrativa receberam, no início de 2012, a tarefa de elaborar o material até o fim do mesmo ano. O objetivo foi cumprir com uma das atividades inerentes a uma Instituição de Ensino Superior, que é produzir conhecimento e transformá-lo em publicação. “Como se tratava, a meu juízo, de um ótimo material, e como, em nível de Universidades Comunitárias, há pouco material literário sobre o tema Gestão, resolvi reunir este material em um e-book”, explica.

Conforme o professor, o material é direcionado a todas as organizações, sejam empresariais ou públicas, além de poder servir de consulta para as universidades de um modo geral. O livro pode ser conferido no site www.univates.br/editora, no link E-books.

Saiba mais

No início de 2012, cada gerente dos setores que compõem a Pró-Reitoria Administrativa da Univates recebeu a tarefa de relatar, em forma de artigo, estudo de caso, TCC de funcionário(s) ou simplesmente por meio de um texto, casos de implementação de atividades que resultaram em ganho de desempenho do setor. Ao longo da realização do trabalho, houve a permissão para incluir na tarefa a descrição de situações ou fatos que, além do ganho de desempenho do setor, também pudessem apresentar como resultado ganhos relacionados à eficiência de produtos ou serviços.

Inicialmente, a intenção era simplesmente criar um documento em que ficassem registradas as ações e resultados decorrentes de atividades de gestão de cada área e que, ao longo dos anos, fosse possível agrupar tudo isto e formar a história administrativa da Univates. Quando os relatos foram entregues, foi possível verificar a qualidade de cada material, que foram disponibilizados neste e-book.

A Univates conta com profissionais que atuam simultaneamente na docência e na função técnico-administrativa, com experiência e vivência da relação estreita que existe entre conceito e prática, e na permanente constatação da sobreposição do conhecimento literal e a prática da rotina do dia a dia e suas intermináveis alterações. Nesse cenário, surgiu a oportunidade de elaborar esta obra e repartir estes conhecimentos e situações com aqueles que compartilham vivências e desafios.

Texto: Tuane Eggers

E-book pode ser conferido no site da Editora Univates