Artigo do Laboratório de Acarologia será publicado em importante periódico

Postado em 29/05/2013 17h23min

Por Tuane Eggers

Pesquisadores do Laboratório de Acarologia da Univates foram novamente destaque no cenário científico mundial. Desta vez, um artigo sobre a flutuação populacional da acarofauna na cultura do arroz (ou seja, como a comunidade acarina se distribui ao longo do estudo) foi aceito para ser publicado no Journal of Agricultural Science and Technology, um importante periódico da área.

Os autores do artigo são o professor doutor Noeli Juarez Ferla, que coordena o Laboratório de Acarologia, o estudante de licenciatura em Ciências Biológicas Matheus dos Santos Rocha e a engenheira agrônoma do Instituto Rio-Grandense do Arroz, Thaís Fernanda Stella de Freitas. O trabalho foi desenvolvido nas cidades de Taquari e Cachoeirinha, durante a safra de 2010-2011, em duas varietais (IRGA 424 e INTA PUITÁ CL).

Conforme os autores, o estudo é de extrema importância para toda a região arrozeira do estado, que é o principal produtor de arroz do Brasil. “Até o momento, praticamente nada se sabia acerca das espécies de ácaros presentes nesta cultura. Sendo assim, este trabalho servirá de embasamento teórico para futuros estudos com ácaros de arroz”, explica Matheus.

Texto: Tuane Eggers

Estudo foi realizado nas cidades de Taquari e Cachoeirinha