Documentário “Ouro Azul” será tema de videodebate

Postado em 28/05/2013 11h40min

Por Tuane Eggers

No próximo dia 6 de junho, a Univates promove apresentação gratuita do documentário “Ouro Azul”, que aborda as guerras mundiais pela água, seguida de debate sobre o filme e a respeito do direito humano de acesso à água potável. A atividade ocorre, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 3.

O documentário é baseado no livro homônimo e ilustra os riscos acarretados pela falta de água potável do planeta e suas aplicações. A obra aponta a manipulação e corrupção por parte dos governos, administrações locais e das corporações multinacionais como responsáveis pela crise da água. No documentário, são apresentados modelos de privatização do fornecimento de água em países pobres, esquemas de dessalinização e exportação de grandes quantidades de água, o controle militar da água, os novos mapas geopolíticos e outros elementos de um cenário de guerra pela água no mundo.

A atividade é aberta a todos os interessados e está sendo promovida pelo grupo de pesquisa "Práticas Ambientais e Redes Sociais", vinculado ao projeto de extensão "Comunicação para Educação Ambiental" da Univates, e pela Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune). Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5540.

Texto: Tuane Eggers

O filme ilustra os riscos acarretados pela falta de água potável

Tuane Eggers