Coletor ecológico receberá pilhas, baterias, celulares e cartões plásticos para descarte

Postado em 27/05/2013 17h25min

Por Tamara Bischoff

Integrando a programação da Semana do Meio Ambiente na Univates, a Instituição recebe, na tarde da próxima quarta-feira, dia 29, o coletor ecológico da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, que permanecerá no câmpus Lajeado até o dia 8 de junho (sábado). Ele ficará localizado no saguão do Prédio 9, próximo dos caixas eletrônicos.

Além de pilhas e baterias, o coletor recebe aparelhos celulares e todo tipo de cartão plástico - bancário, vale-refeição, universitário, entre outros. A única recomendação, por uma questão de segurança, é que as pessoas cortem ou quebrem o documento antes de descartá-lo.

Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar descartando corretamente esse tipo de produto.

Descarte incorreto pode causar sérios danos

O lixo eletrônico é considerado altamente tóxico e por isso exige tratamento diferenciado desde sua coleta até a destinação final. Se descartado juntamente com o lixo comum, o risco de contaminação tóxica pode alcançar os recursos hídricos, o ar atmosférico e o solo. As pilhas e baterias de uso doméstico, por exemplo, contêm, em sua composição, metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana, podendo provocar doenças graves.

Texto: Tamara Bischoff

Lixo eletrônico deve ser descartado somente em coletores especiais

Tuane Eggers