Concurso de debates marca encerramento de curso

Postado em 27/05/2013 15h22min

Por Tamara Bischoff

Na última sexta-feira, dia 24, foi realizado evento marcando a conclusão do curso de Capacitação de Oratória e Debate promovido em parceria pela Univates e JCI Lajeado, que teve como participantes alunos dos cursos de graduação, tecnólogos e sequenciais da Instituição. Na ocasião, ocorreu um Concurso de Debates.

Com equipes formadas por três integrantes, os estudantes precisaram se posicionar a favor e contra diversos temas importantes à região do Vale do Taquari, como a extinção da praça de pedágio da BR-386 em Fazenda Vilanova, a privatização do Presídio de Lajeado, a contratação de mão-de-obra estrangeira e a construção de barragens em rios regionais.

Para avaliar as equipes, compuseram o corpo de jurados o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, o secretário municipal da Saúde, Glademir Schwingel, o diretor da TV Informativo, David Orling, o professor da Univates Cândido Fonseca da Silva, e o gerente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Antônio Juarez da Silva.

O objetivo do curso foi oferecer a oportunidade de desenvolvimento dos estudantes na habilidade de debater temas por meio da oratória, estímulo do pensamento crítico e trabalho em equipe. Durante os encontros, foram trabalhados temas como reflexão e pensamento crítico, necessários à formulação de projetos sustentáveis para o desenvolvimento humano; dicção, desinibição e oratória; controle do medo de falar em público; capacidade de argumentação e negociação; convencimento, uma das habilidades fundamentais para o exercício da liderança; habilidade de trabalhar em equipe e planejamento e organização do tempo.

Confira os vencedores:

1º lugar: equipe 5A

Integrantes: Sabrine Datsch, Jones Luís Noll e Ricardo Rodrigues Sampaio

Prêmio: total de 12 créditos divididos entre os membros da equipe

2º lugar: Equipe B Nike

Integrantes: Sheila Mariele Immich, Evandir da Silva Martins e Jeferson Luan Schmitz

Prêmio: total de 9 créditos divididos entre os membros da equipe

3º lugar: Equipe Ação Reação

Integrantes: Fernando Henrichsen Brustolin, Carin Taiara Gomes e Aline Scherer

Prêmio: total de 6 créditos divididos entre os membros da equipes

Texto: Tamara Bischoff

Concurso premiou melhores equipes com créditos educativos