Univates realiza palestra sobre Planos de Prevenção de Incêndios

Postado em 23/05/2013 16h39min

Por Ronaldo Ely Rempel

Na noite de quarta-feira, 22 de maio, esteve na Univates o Capitão Cassio Conzatti, do Corpo de Bombeiros de Lajeado, ministrando uma palestra para os alunos do Curso Técnico em Edificações sobre “Planos de Prevenção de Incêndio”. O evento ocorreu no auditório do Prédio 16, com a presença de cerca de 120 pessoas.

Em sua fala, o Capitão ressaltou a importância da adaptação de locais onde ocorram eventos, que acumulem muitas pessoas, para que seja possível uma rápida evacuação, assim como prevenção de sinistros. “É necessária uma fácil identificação das saídas de emergências, além de extintores de incêndio, adequadas para o local e o material de revestimento dos ambientes”, disse ele.

O incidente ocorrido na Boate Kiss, em Santa Maria, gerou grande repercussão do assunto, colocando em análise a eficácia dos bombeiros. Segundo Conzatti, o trabalho funciona em conjunto com prefeituras e demais órgãos públicos, o que gera grande burocracia, e, consequentemente, falhas, mas cabe a todos fiscalizar e cobrar para que tudo esteja plenamente enquadrado nas normas de prevenção e com frequente fiscalização.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Ronaldo Ely Rempel