Pesquisadores participarão de cursos nos Estados Unidos

Postado em 21/05/2013 13h49min

Por Tuane Eggers

Os pesquisadores do Laboratório de Acarologia e diplomados do curso de Ciências Biológicas da Univates Liana Johann e Guilherme Liberato da Silva participarão de um dos mais importantes programas da área da acarologia do mundo: o OSU Acarology Summer Program, que ocorre de 24 de junho a 12 de julho, na Ohio State University, nos Estados Unidos.

De acordo com eles, o Acarology Summer Program tem sido, por mais de 60 anos, um dos principais programas de ensino de taxonomia de ácaros no mundo. “Lá os mais renomados acarologistas do mundo compartilham seus conhecimentos com os participantes dos cursos”, afirmam.

Durante o período, Guilherme e Liana participarão de dois cursos - Introductory Acarology e Agricultural Acarology – ministrados em língua inglesa. Como incentivo, os pesquisadores receberam um prêmio, na forma de isenção de taxas, da H. Hoogstraal / D.E. Johnston Memorial Fund. Assistance. “É uma forma de auxílio disponível para estudantes de pós-graduação e participantes estrangeiros”, explicam.

Sobre as expectativas, eles comentam que receberão muito material bibliográfico, que será de grande valia para o desenvolvimento de suas teses e dissertações - Guilherme é mestrando em Fitossanidade, na UFPel, e Liana é doutoranda em Zoologia, na PUCRS. “Poderemos firmar vários contatos científicos com os professores e participantes do mundo todo. Além da experiência científica, esperamos aperfeiçoar ainda mais nossa capacidade de comunicação utilizando a língua inglesa e conhecer um pouco mais sobre a cultura americana”, ressaltam.

Eles desenvolvem, atualmente, dissertação de mestrado e tese de doutorado no Laboratório de Acarologia da Univates, coordenado pelo professor doutor Noeli Juarez Ferla. Além dos pesquisadores, a diplomada de Ciências Biológicas da Univates e doutoranda da UFPel Marla Maria Marchetti também participará do programa. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site http://bit.ly/118NVFw.

Texto: Tuane Eggers

Liana Johann e Guilherme Liberato da Silva desenvolvem dissertação de mestrado e tese de doutorado no Laboratório de Acarologia

Tuane Eggers