Produção colaborativa é tema da Semana Acadêmica de Comunicação Social

Postado em 20/05/2013 21h17min

Por Tuane Eggers

Teve início na noite desta segunda-feira, dia 20, a XII Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social da Univates, que aborda o tema “Produção Colaborativa em Comunicação e Cultura”. A atividade prossegue até sexta-feira, dia 24, com diversas palestras e oficinas gratuitas, no turno da noite, para estudantes, professores e comunidade em geral.

No início da noite, o coordenador do curso, professor Leonel de Oliveira, explicou a decisão pelo tema da produção colaborativa. “Vimos que os temas estavam convergindo para esse lado colaborativo. Sei que muitos de vocês já atuam dessa forma, mas muitas vezes não sabem o significado desse conceito, então a ideia também é esclarecer um pouco mais sobre isso”, disse.

Em seguida, teve início o painel de debate “Redes Sociais e Produção de Conteúdo”, ministrado pela professora doutora Maria Clara Aquino, da Ulbra, e pelo jornalista Maurício Brum, do site Impedimento, tendo como mediador o professor Flávio Meurer. Maria Clara abordou, em sua fala, a curadoria de conteúdo. “Todos vocês gerenciam, de alguma forma, algum conteúdo. E hoje ele vem vinculado ao contexto das redes sociais”, ressaltou.

Conforme a professora, a curadoria de conteúdo tem um lado social muito forte, por ser uma ferramenta de interação. “A gente vive hoje em um contexto repleto de informação por todos os lados. Com o surgimento da internet, esse conteúdo explodiu mais ainda. Mas, além de quantidade de informação, temos as relações sociais”, enfatizou.

Maria Clara também falou sobre curadoria de mídias sociais. “Dependendo do tipo de conteúdo, vou ter que lidar com pesquisa envolvendo diferentes tipos de trabalho”, explicou ela, lembrando que o curador de conteúdo não apenas produz, mas também compartilha o que já está circulando. Como exemplo da função, ela trouxe o site “Porto Alegre.cc”, do qual é curadora de conteúdo.

Após, o jornalista Maurício Brum deu início à sua fala contando a história do site Impedimento. “O site surgiu da ideia de falar sobre o futebol sul-americano de uma forma que a imprensa tradicional não fala. E foi se desenvolvendo de uma forma que hoje não fala apenas de futebol, mas também de cultura”, afirmou.

Conforme ele, o site se tornou grande sem ter uma estrutura profissional montada. Hoje, o Impedimento conta com seis editores e mais de 20 colaboradores de todo o Brasil, além de um colaborador chileno e um argentino. “Indiretamente, a gente acaba tendo oportunidades, pois ali a gente forma contatos e recebe convites”, complementou.

O evento prossegue nesta terça-feira, dia 21, com diversas oficinas. Já na quarta-feira, o tema abordado será “Trabalho Colaborativo”, ministrado por Walker Massa, do espaço Nós Coworking. Na quinta-feira, a palestra será sobre “Colaboração, ativismo, participação: alternativas para a comunicação?”, ministrado pelo jornalista André de Oliveira, do Catarse Coletivo de Comunicação, e a professora doutora Adriana Amaral, da Unisinos. Para encerrar, na sexta-feira, dia 24, ocorrem mais oficinas.

Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5581.

Texto: Tuane Eggers