Escritório Modelo de Arquitetura entrega projeto desenvolvido para APAE de Lajeado

Postado em 13/05/2013 18h53min

Por Tuane Eggers

Na tarde desta segunda-feira, dia 13, o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da Univates realizou a entrega do projeto desenvolvido para o Picadeiro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lajeado. A parceria teve como objetivo criar um projeto arquitetônico para o novo local de atendimento do Centro de Equoterapia Equovita, que atualmente realiza atendimentos semanais no Parque do Imigrante.

Conforme a coordenadora do projeto, Ana Paula Müller, a parceria com a Univates foi inquestionável. “Temos um projeto diferenciado em termos de técnica e de pesquisa, utilizando tudo o que há de mais moderno em todas as áreas do conhecimento”, salienta. O projeto buscou aliar as necessidades do dia a dia pensando no bem estar dos praticantes da equoterapia, familiares e todos os usuários da APAE de Lajeado.

De acordo com o coordenador do EMAU, arquiteto Alex Carvalho Brino, e a arquiteta Ivana Lazzaron Pereira, o interessante é a proposta de materialidade, que resultou em uma linguagem diferenciada na aparência final, relacionada ao tema do projeto. “A diferença do projeto é a materialidade proposta, que inclui materiais simples e da região, e que além de serem o diferencial, não oneraram o projeto”, ressaltam.

O projeto também envolveu estudantes de Arquitetura e Urbanismo, por meio de um concurso proposto, no fim do último ano, para pensarem a parte do paisagismo do lote. Os ganhadores foram os acadêmicos Gabriela Medeiros e Giordano Delazeri. O EMAU também conta com o auxílio de dois estudantes do curso, que são estagiários do local. Estágios curriculares também podem ser realizados no ambiente.

Saiba mais sobre o Centro de Equoterapia Equovita

Desde 2008, são realizados atendimentos semanais no Parque do Imigrante de Lajeado, beneficiando os usuários da APAE, que são pessoas com deficiência intelectual e múltipla e autismo. A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação. Após adquirir uma área própria para implantação do projeto, a APAE dará início, em breve, às obras do novo Centro de Equoterapia Equovita.

Texto: Tuane Eggers

Parceria criou um projeto arquitetônico para o novo Centro de Equoterapia Equovita

Tuane Eggers

Diferencial do projeto é a proposta de materialidade