Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Fórum sobre Ensino aborda aprendizagem significativa

Postado em 24/04/2013 16h54min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de discutir e aprimorar aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem, a Univates promoveu nesta quarta-feira, dia 24, um fórum sobre Ensino, voltado aos professores da Instituição. A atividade foi ministrada pelo doutor em Ensino de Ciências e professor do Instituto de Física da UFRGS, Marco Antônio Moreira.

No início do evento, o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, professor Carlos Cyrne, falou sobre a importância de discutir esses temas e aprimorar as atividades dos professores em sala de aula. “Temos que fazer com que, dentro de todo este processo de ensino e aprendizagem, as experiências dos alunos em sala de aula sejam mais significativas”, ressaltou Cyrne, agradecendo a presença do palestrante e dos professores participantes.

O palestrante falou sobre as principais correntes psicológicas que influenciaram o Ensino nas últimas décadas: comportamentalismo, humanismo, cognitivismo e representacionismo. “Essa é uma visão geral do que vou explicar, mas já adianto que sempre devemos começar uma aula com uma visão geral sobre o assunto, para que os estudantes possam saber onde se encaixam”, disse.

Em seguida, falou sobre enfoques teóricos à aprendizagem e ensino. “Nossa escola é comportamentalista, pois prepara os alunos para provas. Os alunos não querem explicações, querem apenas respostas prontas. Do meu ponto de vista, isso é treinamento, não é educação”, assinalou.

Moreira abordou, ainda, a aprendizagem significativa. Ele utilizou a teoria de aprendizagem de David Ausubel, que tem como ideia central o conceito de que o fator que mais influencia no processo de aprendizagem é aquilo que o aprendiz já sabe, ressaltando que a escola não utiliza este processo hoje. “Não é para ajudar, necessariamente. O conhecimento prévio pode ter uma função bloqueadora. A gente pode não aprender uma coisa nova por causa de conceitos anteriores”, acrescentou.

Ele sugeriu aos professores que fizessem atividades em que os estudantes possam mostrar o que já sabem. Moreira também falou que o conceito de aprendizagem significativa se trivializou atualmente. “A aprendizagem significativa depende dessa relação entre conhecimentos novos e conhecimentos prévios. E não deve ser levada ao pé da letra”, complementou.

Marco Antônio Moreira já atuou em diversas sociedades e associações referentes a Ciências e Ensino. Além disso, é autor de mais de 200 artigos científicos e 35 livros. A atividade foi voltada a professores dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas e em Ensino, além dos demais docentes da Univates interessados no tema.

 

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers

Fórum foi ministrado pelo pesquisador Marco Antônio Moreira, do Instituto de Física da UFRGS

Tuane Eggers

Fórum foi ministrado pelo pesquisador Marco Antônio Moreira, do Instituto de Física da UFRGS

Tuane Eggers

Fórum foi ministrado pelo pesquisador Marco Antônio Moreira, do Instituto de Física da UFRGS

Tuane Eggers

Fórum foi ministrado pelo pesquisador Marco Antônio Moreira, do Instituto de Física da UFRGS

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas