Alunos de Ciências Biológicas realizam saída a campo

Postado em 19/04/2013 10h53min

Por Ronaldo Ely Rempel

Cerca de 50 alunos dos cursos de Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, da Univates participaram de uma viagem de estudos realizada no último fim de semana, dias 13 e 14 de abril. O destino foi o município de Derrubadas, noroeste do estado, onde localiza-se o Salto do Yucumã, maior foz longitudinal do mundo, localizado no Parque do Turvo. Além disso, os acadêmicos também foram ao Parque das Fontes, onde realizaram atividades de pesquisa.

Acompanhados dos professores Hamilton Cézar Zanardi Grillo e Claudete Rempel, além do mestrando Jonas Bernardes Bica, organizaram mecanismos de captura e observação para o trabalho de análise da fauna e flora, existentes no local. Catalogaram um inventário de mamíferos, por meio de pegadas; fizeram a medição da biometria em um córrego; além de uma listagem e avaliação da diversidade e riqueza de plantas do campo. Com o levantamento feito pelas pegadas dos animais foram constatadas a presença de tatus, ratos, jaguatiricas, onças e pumas, detectadas por meio da marca das garras no tronco das árvores.

Os trabalhos feitos durante a viagem serão apresentados na próxima edição da Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MEEP). Os professores ressaltam que tal atividade instiga os alunos a ingressarem no campo da pesquisa e serve de grande valia para o crescimento pessoal e futuramente profissional.

Texto: Ronaldo Ely Rempel