Projeto estadual de estudo sobre morcegos serve de modelo ao país

Postado em 13/04/2013 09h35min

Por -

Um guia elaborado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, com colaboração do professor de Ciências Biológicas da Univates e mestre em biologia animal Hamilton Cesar Zanardi Grillo e outros professores e biólogos do estado, deu origem ao Guia de Manejo e Controle de Morcegos - técnicas de identificação, captura e coleta.

A publicação é inédita no Rio Grande do Sul por abordar a identificação de morcegos; captura, coleta e preservação; cadastramento de abrigos; manejo e controle de morcegos; legislação ambiental; e normas de saúde, tornando-se também inédito no Brasil, por ser a primeira vez que um órgão público de saúde lança e desenvolve um programa dessa importância ambiental e de saúde pública.

O biólogo explica que, com a degradação ambiental, algumas espécies de morcegos estão migrando para áreas urbanas, principalmente por encontrarem algumas características atrativas no local, como abrigos e alimentos. “Não podemos matar esses animais, mas sim nos adaptarmos à sua presença, pois eles prestam serviços ambientais essenciais ao planeta e às comunidades humanas. O guia é importante, pois apresenta informações sobre os morcegos e estratégias de convívio, além de orientar as secretarias municipais do estado”, afirma Grillo.

Para o trabalho de análises dos morcegos, os professores utilizam o método do anilhamento. “Mediante licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pegamos os animais nos seus abrigos, colocamos uma marcação individual que possui um código e os soltamos. Assim, temos uma ficha completa com informações de origem, tamanho e peso do animal”, explica. Ainda, segundo o professor, a ideia é organizar nos próximos anos um Centro de Anilhamento de âmbito nacional.

Grillo, que está entre os sete professores do Rio Grande do Sul que pesquisam essa área, acrescenta que a convivência com os morcegos é possível e que, nos Estados Unidos, as pessoas possuem em seus pátios casas para abrigá-los. “Eles prestam diversos serviços ambientais, como a recuperação de áreas degradadas e controle de insetos. Para termos uma ideia, um morcego de oito gramas consome de 250 a 500 insetos por noite”.

O Guia de Manejo e Controle de Morcegos pode ser conferido, em formato digital, no site www.saude.rs.gov.br/upload/1350310970_Guia%20de%20Campo%20Morcegos.pdf.

Pela primeira vez no Brasil, guia sobre morcegos é publicado por um órgão público de saúde

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres