Renomado criador de fontes das marcas Petrobras e Rio 2016 palestra a alunos

Postado em 15/03/2013 10h18min

Por Ana Paula Vieira Labres

O auditório do Prédio 11 da Univates esteve praticamente lotado com a presença de alunos dos cursos de Design, Design de Moda e Publicidade e Propaganda, que prestigiaram a palestra do typedesigner, diretor de criação da Dalton Maag, e um dos nomes referenciados internacionalmente em projetos tipográficos, Fábio Haag.

Gaúcho de Sapiranga, Haag destacou na palestra “Horizontes” alguns dos trabalhos desenvolvidos em sua carreira, como a criação das fontes das marcas Rio 2016 e Petrobras. A última considerada o maior projeto tipográfico já feito no Brasil. “Há uns 10 anos, a Petrobras tentou mudar sua grafia para Petrobrax e o seu principal problema de imagem é que não havia uma imagem visual padronizada. “Queríamos uma fonte acessível; funcional; expressiva e livre de modismo, pois uma fonte não pode estar na moda. Se é modinha, logo cai de estilo. Queríamos uma fonte que expressasse profissionalismo, brasilidade e tecnologia”.

Haag explicou que, durante o trabalho de desenvolver a fonte para a marca Petrobras, tinha mais de 40 opções e que, entre elas, apenas uma seria escolhida pelo cliente. “Chegamos a uma fonte que contava com uma certa armação por trás dela, que recebeu um toque mais humano e itálico, e mais rigidez e, assim, demos outra diferenciação à fonte. A empresa começou a usar a fonte no fim do ano passado. Eu achei lindo demais, mas claro, é o filho da gente. Por mais que seja feio, a gente vai achar lindo”, brinca.

Quanto ao desenvolvimento da fonte para o Rio 2016, ele destacou que foi um grande desafio. “Nós tivemos quatro reuniões com a equipe do Comitê dos Jogos e com a equipe de marketing e saímos de cabeça baixa. Não foi fácil. Mas sabendo que a fonte deveria ter movimento e agilidade, que tem tudo a ver com esporte, fui organizando e deu certo”, explica.

Ainda segundo o typedesigner Fábio Haag, a tipografia é apenas um dos elementos da identidade visual, ela é constância e a beleza de um grupo de formas. “O universo é muito maior e a tipografia redoma todas as outras”.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Typedesigner e diretor de criação da Dalton Maag, Fábio Haag

Ana Paula Vieira Labres

Alunos de Design, Design de Moda e Publicidade e Propaganda, prestigiaram a palestra de Fábio Haag