Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde inicia atividades

Postado em 07/03/2013 21h03min

Por -

A Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures) iniciou na tarde desta quinta-feira, dia 7, os trabalhos de 2013 com os estagiários. Foram realizadas atividades de integração entre a equipe, atualmente composta por nove professores supervisores e 78 estagiários dos cursos de Educação Física – Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Na ocasião, também foram apresentadas as propostas de ações que serão realizadas neste primeiro semestre.

Localizada no térreo do Prédio 16 do câmpus de Lajeado da Univates, a Cures tem como proposta ser uma clínica-escola multiprofissional, que realiza ações interdisciplinares centradas nas necessidades de saúde das pessoas que são atendidas, norteada pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o ano de 2011, quando foi inaugurada, estão conveniados à Clínica os municípios de Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Estrela e, a partir deste ano, também o município de Lajeado.

Segundo a coordenadora da Clínica, professora Olinda Lechmann Saldanha, o aumento no número de estagiários reflete a valorização desta proposta voltada principalmente ao trabalho interdisciplinar e à integralidade da atenção, tendo como ferramenta norteadora a Educação Permanente em Saúde. A coordenadora ressalta que a parceria com os municípios é fundamental para que as equipes vivenciem o trabalho por meio da constituição de redes de cuidado.

A Cures tem se destacado por ser a única clínica-escola que possibilita a articulação entre formação-atenção-gestão-controle social, com estagiários, docentes e profissionais dos municípios constituindo o trabalho em rede. São diversas as ações realizadas: atendimentos individuais de acordo com as necessidades de saúde dos usuários, em grupos, e ações de formação com as equipes dos municípios.

Estudantes interessados em realizar estágio voluntário na Cures podem entrar em contato pelo e- mail cures@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5882.

Trabalhos com os estagiários da Cures iniciaram na tarde desta quinta-feira, dia 7