Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Alunos de Arvorezinha são destaques em suas áreas de atuação

Postado em 15/02/2013 11h01min

Por Ana Paula Vieira Labres

O município de Arvorezinha, que completa 54 anos de fundação neste dia 16 de fevereiro, tem muito o que comemorar. Além de possuir diversas atrações turísticas, e com isso atrair muitos visitantes, também desenvolve-se economicamente por meio das pequenas propriedades que cultivam fumo, erva-mate, milho, acácia, e que possuem criações de aves, bovinos e suínos.

A expansão e o desenvolvimento municipal também são frutos do trabalho realizado por estudantes universitários arvorezinhenses que, com as suas atividades cotidianas, contribuem com o município.

Exemplo é o aluno Maurício de Farias Marin, 22 anos, que está no 6º semestre de Publicidade e Propaganda da Univates e desde 2010 trabalha com criação de anúncios, marketing e atualização das redes sociais de uma indústria do ramo publicitário. Para ele, a oportunidade de atuar em sua área antes de sua formação é a preparação para o mercado de trabalho. “Cada vez mais as experiências profissionais são importantes e quem atua no mercado antes da formação leva vantagens na disputa por vagas de trabalho”, salienta.

Ainda segundo Marin, o fato de os jovens universitários permanecerem em seus municípios de origem contribui para que estes contem com pessoas qualificadas no futuro. “A empresa em que trabalho é uma das maiores da cidade e são vários os colaboradores que estudam ou já concluíram a graduação. Isso, com certeza, contribui para o desenvolvimento de nosso município.”

A diplomada em Jornalismo e aluna da Pós-Graduação em Jornalismo e Meios Digitais da Univates Roberta Ruffatto, 26 anos, trabalha há três anos em um veículo de comunicação impresso do município e produz diversas reportagens e matérias, além de ser responsável pela cobertura jornalística dos municípios de Itapuca, Arvorezinha, Ilópolis, Putinga e Anta Gorda. Para ela, o curso proporcionou experiências para lidar com situações que se apresentam no dia a dia. “A graduação guia-nos para a direção que precisamos seguir, e, assim, conquistamos melhores resultados. A base da minha vida profissional vem dela. Ter uma faculdade é algo básico hoje em dia, mas podemos buscar uma profissão sem deixar de morar em nossos municípios de origem. As empresas e indústrias precisam de pessoas qualificadas para trabalhar. Com isso, elas crescem e o município se desenvolve”, acrescenta Roberta.

Outro destaque em sua área de formação é Gabriela Guerra, 23 anos, que se formou em Estética e Cosmética pela Univates e já tem a sua própria empresa. Ela realiza diversos tratamentos estéticos corporais, faciais e terapêuticos, como redução de medidas, drenagem linfática, tratamentos com peeling, massagens, limpeza de pele, entre outros.

Antes mesmo de sua formação, Gabriela adquiriu alguns equipamentos e, em agosto de 2012, abriu sua clínica. “A grande diferença de quem atua na área durante a graduação é levar para as aulas as dúvidas da profissão. Fica mais fácil entendermos as necessidades que vamos enfrentar em nosso cotidiano, que deve ser mesclado de inovação e conhecimento profissional diferenciado, possibilitando, assim, que o município cresça de uma forma mais moderna.”

Segundo Gabriela, a sua é a primeira clínica de Arvorezinha que conta com um profissional graduado. “Em minha opinião, isso faz muita diferença, pois no curso temos diversas aulas que nos dão a capacidade para atuar com diversos procedimentos, assim podemos realizar um tratamento específico para cada caso”, encerra.

Outro destaque no município de Arvorezinha é a diplomada Rafaela Mulinari Paludo, de 25 anos, que se formou recentemente em Enfermagem. Com seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Prevalência de neoplasia de colo uterino e perfil microbiológico em mulheres do interior do RS”, ela avaliou a atual situação da saúde das mulheres do município. O objetivo principal do seu trabalho foi analisar a prevalência de agentes microbiológicos em exames citopatológicos realizados em uma Unidade Básica de Saúde do interior do RS. “Escolhi esse tema porque me chamou a atenção o alto índice de alterações nos exames citopatológicos, conhecido popularmente como pré-câncer. Fiquei impressionada com os resultados, pois comparando com outros municípios, nossas mulheres apresentam baixo índice de infecções por agentes microbiológicos. Outra conclusão é que a coleta desse exame pelos profissionais é de ótima qualidade, pois apenas um porcento dos exames classificou-se como adequabilidade da amostra insatisfatório.”

Com o estudo, Rafaela poderá fornecer subsídios para que a equipe de saúde municipal qualifique seu atendimento às mulheres, prevenindo doenças, mediante orientação e acompanhamento, e também se aperfeiçoe e se qualifique mediante educação permanente e continuada.

O trabalho da enfermeira Gabriela foi apresentado no 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado em Porto Alegre em novembro de 2012, e na Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (Meep) da Unvates. “Minha projeção é publicar o artigo na Revista Eletrônica de Enfermagem, para que outros estudantes possam utilizar os resultados em novos trabalhos, e desta forma aperfeiçoar o tema”, destaca.

Na área administrativa destaca-se o aluno Arthur Pompermaier, 24 anos, que está no 7º semestre do curso de Administração de Empresas da Univates. Há cinco anos, ele é gerente de uma ervateira que a família possui em Arvorezinha. Para ele, é importante que estudantes contribuem para o desenvolvimento de seu município. “O aluno que busca qualificar-se profissionalmente nas mais diversas áreas e aplica seu conhecimento faz com que os cidadãos do seu município sejam beneficiados, pois enxergam um novo horizonte com mais oportunidades, ajudando na economia, no desenvolvimento social e até cultural do município”.

Para ele, o conhecimento teórico tem lhe ajudado a desenvolver melhor a prática, tanto nas finanças, como na organização, na convivência com as pessoas e entendendo a importância do trabalho em grupo. “Aprendi a administrar e a lidar com várias situações”, explica Pompermaier.


 

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Rafaela Mulinari Paludo, de 25 anos, formou-se recentemente em Enfermagem

Divulgação

Diplomada em Estética e Cosmética Gabriela Guerra

Maurício de Farias Marin, 22 anos, está no 6º semestre de Publicidade e Propaganda

Divulgação

Diplomada em Jornalismo e aluna da Pós-Graduação em Jornalismo e Meios Digitais da Univates Roberta Ruffatto

Divulgação

Diplomada em Jornalismo e aluna da Pós-Graduação em Jornalismo e Meios Digitais da Univates Roberta Ruffatto

Divulgação

Município de Arvorezinha comemora 54 anos de fundação

Divulgação

Rafaela Mulinari Paludo, de 25 anos, formou-se recentemente em Enfermagem

Divulgação

Arthur Pompermaier, 24 anos, está no 7º semestre do curso de Administração de Empresas

Divulgação

Notícias Relacionadas