Saudade: quando falta definição e sobra sentimento

Postado em 30/01/2013 08h38min

Por Tuane Eggers

Saudade pode ser sinônimo de lembranças, de dor da ausência ou mesmo de nostalgia. Na gramática, saudade ainda é um substantivo abstrato, e tão abstrato que só existe na língua portuguesa. Talvez seja por isso que no Brasil, no dia 30 de janeiro, celebra-se o “Dia da Saudade”.

A palavra saudade, conforme o dicionário Houaiss, vem do latim solitas, solidão, ou de solus, só, solitário: sentimento mais ou menos melancólico de incompletude, ligado pela memória a situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como um bem desejável. Já outros dicionários apresentam versões que indicariam, do árabe, um sentimento ruim. Há também a explicação de que a expressão viria de saúde, ou mesmo de saudar.

Conforme a psicóloga, doutora em Educação e professora do Curso de Psicologia da Univates Suzana Feldens Schwertner, o que sabemos é que se trata de uma palavra específica da língua portuguesa, de difícil tradução, que exprime com precisão um estado de espírito – que até pode ser dito de outras formas nas mais diferentes línguas, mas não com apenas uma palavra.

Segundo a professora, há os que consideram saudade a dor da ausência. “Há também os que falam de saudade daquilo que não se viveu; outros, em saudade de nós mesmos e de nossas diferentes facetas ao longo da vida. Atualmente, algumas pesquisas nos mostram, inclusive, uma nostalgia precoce de jovens e crianças em relação a um passado nem tão longínquo assim”, afirma. Ela acrescenta que a saudade é entendida, muitas vezes, como um sentimento negativo, ou que evoca sensações melancólicas. No entanto, conforme a psicóloga, a saudade pode ser um sentimento bom, que remete a uma nostalgia, a uma vontade de reviver momentos e reencontrar pessoas.

Para a Psicologia, é possível destacar a palavra saúde que está imersa na palavra saudade: sau(da)de. “O sentimento mexe com nossas lembranças e com nossa memória, que são aspectos característicos e fundamentais dos seres humanos. Assim como pode contribuir para nossa saúde, nos constituindo como um ser de relacionamentos, que aprende a se vincular e a se separar de outras pessoas, a saudade em demasia também pode afetar nossa saúde”, atenta a professora.

Quem nunca ouviu falar sobre saudosismo e a necessidade de reviver, no presente, toda uma vida e experiências que não retornam mais naquela mesma forma? De acordo com Suzana, não se trata de querer fazer desaparecer todas as nossas lembranças, mas de conseguir rememorá-las com saudade sem deixar de viver sua vida, não transformando a saudade em patologia.

Como exemplo, ela cita o aclamado filme de Michel Gondry, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004), que teve como mote a tentativa de apagar da mente de um homem as lembranças e vivências com sua amada, pois lhe causavam muito sofrimento. “Porém, essa busca se revela impossível, pois certos traços de memória persistem em aparecer e marcar a história do personagem de Jim Carrey”, observa.

Outro aspecto que pode ser destacado é a denominada “saudade do lar”, que é uma forma de sofrimento relacionada a este sentimento e é comum na vida de jovens universitários que se deslocam a grandes centros urbanos, ou mesmo para cidades do exterior, com o objetivo de vivenciarem diferentes locais de estudo e de aprimoramento pessoal e profissional. Há ainda outra manifestação de saudade que é o luto, que também faz parte do processo da vida. “Contudo, quando começa a produzir efeitos de distanciamento da família, do trabalho, do convívio social, pode servir como alerta para uma maior dificuldade em lidar com este momento e necessidade de solicitar ajuda profissional”, comenta.

De acordo com Suzana, por mais paradoxal que o sentimento de saudade possa parecer, vale lembrar que ela nos ensina a entender o valor dos nossos relacionamentos. “Celebremos o Dia da Saudade lembrando de pessoas importantes, com quem nos vinculamos e mantemos lembranças/memórias/histórias”, completa.

Saiba mais sobre expressões equivalentes em outros idiomas

Outros idiomas têm dificuldade em traduzir ou atribuir um significado preciso ao sentimento de saudade. Em castelhano, por exemplo, pode-se considerar o sinônimo “Te extraño”; já em francês, “J'ai regret”; e em alemão “Sehnsucht”. O idioma russo define saudade como “tosca”. Já em japonês seria “natsukashi” e em húngaro, “sóvárgás”.

Mas todas essas são expressões estrangeiras que não definem exatamente o que sentimos. São apenas tentativas de determinar esse sentimento abstrato. Mesmo assim, a saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor e na música popular da língua portuguesa.

Texto: Tuane Eggers

Saudade é um substantivo que só existe na língua portuguesa

Tuane Eggers