Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Alunos da Univates retornam com a bagagem repleta de lições de vida e de cidadania

Postado em 28/01/2013 12h

Por Ana Paula Vieira Labres

Após uma maratona de atividades desenvolvidas no município de Paulistana, no Piauí, os oito alunos e os dois professores da Univates participantes do Projeto Rondon 2013 - Operação Canudos retornaram ao estado no último domingo, dia 27. Paulistana foi um dos 20 municípios nordestinos escolhidos pelo Ministério da Defesa que recebeu as ações de integração social e de cidadania por meio de oficinas sobre comunicação, trabalho, meio ambiente e saúde ministradas pelos alunos da Univates e da Unip.

No encerramento oficial do Projeto, ocorrido na tarde de sábado, dia 26, em Juazeiro, na Bahia, os 400 universitários de todo país acompanharam a entrega dos troféus e de certificados aos professores e alunos pelas participações no evento. Conforme o coordenador-geral do Rondon, almirante Edlander Santos, os rondonistas cumpriram com êxito todas as ações realizadas. Em nome das comunidades e das milhares de pessoas que obtiveram algum tipo de benefício decorrente do Projeto, o almirante destacou: “Se essas pessoas lhes agradecessem, elas diriam 'agradeço por terem debruçado sobre nós um olhar carinhoso e de atenção, um olhar para a solução de nossos problemas. Nosso eterno agradecimento por tudo o que fizeram, que deixarão rastros de fé, esperança e crença na história brasileira'”, encerrou Santos, salientando que esse olhar pode significar uma vida ou uma morte.

O Projeto Rondon tem por objetivo promover a integração social e envolver de maneira voluntária os estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. A próxima edição deve ocorrer no mês de julho.

Mais fotos do Projeto Rondon – Operação Canudos podem ser conferidas no blog www.rondonunivates2013.blogspot.com.br.

 

Confira depoimentos de quem vivenciou a experiência do Rondon

“O Projeto Rondon proporcionou-me algo que jamais eu viveria. Foi uma experiência muito importante, tanto para minha vida pessoal quanto profissional. Mostrou-me uma realidade que eu não conhecia. Certas vezes me sentia envergonhada porque temos o costume de reclamar de coisas fúteis. Lá as pessoas, por mais necessidades que tenham, estão sempre com um sorriso no rosto e não desanimavam diante das dificuldades.”

Marelise Teixeira - Ciências Biológicas

 

“Acima de tudo, o Projeto Rondon nos deixou uma lição de vida, pois foi possível vivenciar um pouco da realidade da ausência prolongada da chuva e as consequências que isso traz para o povo nordestino. Desta vivência fica a lição de persistência e perseverança das pessoas diante dessas dificuldades. Aprendemos que, independentemente do tamanho das dificuldades, sempre há maneiras de encará-las e superá-las, não desistindo dos nosso sonhos e objetivos. Muitas pessoas que conhecemos compartilharam suas perspectivas mostrando seu interesse em melhorar a vida na sua comunidade. Sem dúvida o que mais chamou a atenção foram o carinho e a importância dada pelas pessoas que se envolveram nas atividades desenvolvidas”.

Luana Fischer Bassegio - Relações Internacionais e Nara Paula Schmeier - Engenharia Ambiental

 

Saiba mais sobre o município de Paulistana

Paulistana localiza-se no sudeste do Piauí, distante cerca de 450 km da capital, Teresina. Sua área territorial é de mais de 1,9 mil km², abrangendo muitas comunidades interioranas, algumas das quais também receberam as ações do Rondon. O clima é semiárido, com temperaturas elevadas e chuvas escassas e mal distribuídas durante o ano. O bioma característico do município é a caatinga.

 

Participantes do Projeto Rondon – Operação Canudos

Os alunos da Univates que participaram do Projeto Rondon são: Ana Paula Vieira Labres (Jornalismo); Carolina Ely Schneider, Diorge Jonatas Marmitt e Marelise Teixeira (Ciências Biológicas); Diogo Fernando Dickel (Engenharia Civil); Fernanda Nicaretta (Psicologia); Luana Fischer Bassegio (Relações Internacionais) e Nara Paula Schmeier (Engenharia Ambiental). Os professores responsáveis são: Dorli Schneider e Rafael Eckhardt.

 

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Professor da Univates Rafael Eckhardt, Coordenador do Projeto Rondon, Edlander Santos e professora Dorli Schneider

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres (Comunicação Social - Jornalismo)

Carolina Ely Schneider

Encerramento do Projeto Rondon na Universidade do Vale do São Francisco, em Juazeiro (BA)

Ana Paula Vieira Labres

Comunidade de Serra Vermelha, interior do Piauí

Divulgação

Diorge Jonatas Marmitt (Ciências Biológicas)

Ana Paula Vieira Labres

Univates está presente há seis operações do Projeto Rondon

Divulgação

Encerramento do Projeto Rondon em Paulistana ocorreu na noite de sexta-feira, dia 25, na Escola Lucinete Santana e contou com a presença dos rondonistas da Univates e da Unip e com representantes do poder público

Divulgação

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Marelise Teixeira (Ciências Biológicas)

Ana Paula Vieira Labres

Divulgação

Oficinas de brincadeiras e de brinquedos confeccionados com garrafa pet foram algumas das atividades realizadas para as crianças das comunidades de Paulistana

Ana Paula Vieira Labres

Professora da Univates Dorli Schneider; professor da Unip Carlos Eduardo e o Prefeito Municipal de Paulistana, José Gilberto de Melo (Didiu)

Ana Paula Vieira Labres

Carolina Ely Schneider

Comunidade de Barro Vermelho, interior de Paulistana

Ana Paula Vieira Labres

Comunidade de Barro Vermelho, interior de Paulistana

Ana Paula Vieira Labres

Luana Fischer Bassegio (Relações Internacionais)

Ana Paula Vieira Labres

Coordenador-geral do Rondon, almirante Edlander Santos, agradeceu as ações desenvolvidas pelos rondonistas

Ana Paula Vieira Labres

Danças gaúchas foram apresentadas ao povo paulistanense

Divulgação

Fernanda Nicaretta (Psicologia)

Ana Paula Vieira Labres

Carolina Ely Schneider (Ciências Biológicas)

Ana Paula Vieira Labres

Nara Paula Schmeier (Engenharia Ambiental) e Diogo Fernando Dickel (Engenharia Civil)

Ana Paula Vieira Labres

Notícias Relacionadas