Programa “Ciência sem Fronteiras” recebe inscrições até dia 25

Postado em 09/01/2013 10h05min

Por Tuane Eggers

As inscrições para o programa de bolsas de intercâmbio “Ciência sem Fronteiras” foram prorrogadas por mais dez dias. Os interessados em se candidatar a novas chamadas de graduação-sanduíche em instituições na Suécia, Hungria, Noruega, Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido têm até o próximo dia 25 para se inscrever.

A iniciativa do Governo Federal oferece ajuda financeira aos alunos selecionados para pagar o curso, as despesas da viagem, alimentação e hospedagem. O programa já concedeu cerca de 18 mil bolsas e a meta é atingir 101 mil bolsas até 2015. Serão 75 mil por parte do Governo Federal e as demais terão a ajuda da iniciativa privada.

O foco das bolsas são as áreas de ciências exatas, biomédicas, tecnológicas ou da área de energia, em cursos como Engenharias, Química, Física, Computação, Tecnologia da Informação, Medicina, Biotecnologia, Desenho Industrial, entre outros. Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

Para participar, o aluno deve ser brasileiro ou naturalizado; estar regularmente matriculado em Instituição de Ensino Superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras; possuir bom desempenho acadêmico e ter concluído entre 20% e 90% do currículo previsto para o curso de graduação.

A bolsa é de 12 meses, mas pode ser estendida por mais três meses quando incluir curso de idioma. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cienciasemfronteiras.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Candidatos podem optar entre 15 países como destino