Univates oferece mais uma edição do Curso de Gastronomia Gaúcha

Postado em 04/01/2013 10h31min

Por Daiana Gomes Denardi

Com o objetivo de formar profissionais com conhecimentos em gastronomia gaúcha, focando os principais aspectos da cultura gaúcha, prestação de serviços em churrascarias e restaurantes a Univates oferece, no primeiro semestre de 2013, o Curso de Gastronomia Gaúcha.

A atividade é voltada a profissionais da área de gastronomia, garçons, atendentes de bares e restaurantes e demais interessados.  metodologia é composta por aulas teóricas expositivas e dialogadas e aulas práticas com elaboração das receitas e preparo do churrasco, sendo indispensável o envolvimento dos alunos em todos os processos.

Entre os conteúdos do curso estão acompanhamentos do churrasco: aperitivos e saladas; boas práticas e higiene dos alimentos; cerveja artesanal; comida campeira: principais pratos típicos; conhecimento de carnes: preparo do churrasco; temperos e técnicas de passar carne; conhecimento de vinhos e espumantes; culinária de etnias e sua influência na gastronomia gaúcha; destinação correta de resíduos; drinks; formulação de cardápios; gestão de restaurante; prática profissional entre outros. As aulas terão início no dia 4 de março. Os encontros acontecerão na Univates de Lajeado, em segundas, terças e quartas-feiras, eventualmente às quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao. O investimento é de seis parcelas de R$ 685,00. Alunos da Univates recebem 10% de desconto.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Gastronomia, sala 117 do Prédio 1 da Univates, pelos telefones (51) 3714-7000, ramal 5252, ou e-mail gastronomia@univates.br.

Texto: Daiana Gomes Denardi

Tuane Eggers