Fisioterapia da Univates completa dez anos

Postado em 10/12/2012 15h31min

Por Tuane Eggers

O curso de Fisioterapia da Univates completa dez anos em 2012. Durante esse período, mais de uma centena de profissionais graduaram-se no curso e estão "espalhados" por todo o país. Para comemorar o aniversário do curso, na última sexta-feira, dia 7, foi realizada uma atividade especial na Sede Social da Univates.

Além de jantar, a ocasião também contou com a presença do professor doutor Jadir Camargo Lemos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que palestrou sobre a construção histórica da Fisioterapia, sua atualidade e perspectivas futuras, tendo em vista as mudanças sociais em curso. O evento contou com a presença de professores, acadêmicos e profissionais da área.

Saiba mais sobre o curso

O curso de Fisioterapia é um dos pioneiros do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Univates e conta, atualmente, com uma ampla estrutura técnico-científica e docentes qualificados - a maior parte deles, mestres e doutores. O curso ainda mantém credenciada a Clínica-Escola de Fisioterapia, que realiza atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) em contrato firmado, inicialmente, com a Secretaria Estadual de Saúde e, atualmente, com a Prefeitura Municipal de Lajeado.

Atualmente, no Brasil, atuam cerca de 160 mil fisioterapeutas, entre eles 9.700 no Rio Grande do Sul. “É uma profissão promissora, com um amplo leque de possibilidades de trabalho, tanto atuando na promoção da saúde, na prevenção de doenças, na recuperação e assistência a uma diversidade de doenças, tanto na esfera pública quanto privada”, destaca o professor do curso Glademir Schwingel.

A diretora do CCBS, professora doutora Magali Grave, que também atua na docência do curso, destaca que nestes dez anos de história muitos desafios foram superados. “A Fisioterapia está plenamente inserida no contexto acadêmico, atuando no ensino, na pesquisa e extensão, com atividades voltadas às necessidades da população, o que demonstra a importância do curso para a Univates e para a região do Vale do Taquari”, destaca a diretora.

Detalhes sobre o curso podem ser obtidos pelo site www.univates.br/graduacao/fisioterapia ou pelo 0800 7 07 08 09.

Texto: Tuane Eggers