Boas lembranças marcam passagem de intercambista colombiana

Postado em 07/12/2012 08h34min

Por Tuane Eggers

Depois de passar um ano estudando Design na Univates, a intercambista colombiana Ángela Fernández Lizarazo está arrumando suas malas para retornar, na próxima terça-feira, dia 11, ao seu país. E ela conta que sua bagagem está repleta de boas experiências e lembranças emocionantes, inclusive o namoro que iniciou durante sua estada por aqui.

Ángela explica que quando chegou no Vale do Taquari, em fevereiro, não imaginava que teria tantas experiências boas – e engraçadas também. “Quando cheguei no aeroporto, não entendia nada do que diziam. Na Univates, precisava ir ao banheiro e não sabia como dizer isso em português. Em espanhol, eu dizia que 'precisava ir ao baño'. Então, me levaram a um banheiro com um chuveiro e perguntaram onde estava minha roupa. Consegui explicar que somente queria utilizar o banheiro mesmo”, brinca.

A intercambista conta que, apesar de compreender tudo, não conseguia se expressar muito bem em português. “Foi importante ficar mais ouvindo que falando. Aprendi a ouvir e observar mais as pessoas”, afirma. E como o intercâmbio não representa apenas estudar em outro país, depois de fazer amizade com uma de suas colegas, Ángela também conheceu seu atual namorado, um professor de espanhol que reside no município de Montenegro. O relacionamento entre os dois já resultou no planejamento de novas viagens: em julho do próximo ano, Ángela volta ao Brasil, e em dezembro, seu namorado vai encontrá-la na Colômbia.

De acordo com suas impressões sobre a Univates, a aluna afirma que o câmpus é bem maior que o da Universidad Pedagógica, a instituição em que estuda na Colômbia. “A extensão do câmpus de lá é apenas como se fossem os Prédios 7, 8 e 9 juntos. Percebo que a Univates também busca oferecer muitas oportunidades a seus alunos, como palestras e outras atividades de extensão. Se você tem alguma ideia, você fala com seus professores e provavelmente algum deles poderá te ajudar”, explica.

Outro aspecto que chamou a atenção de Ángela é o fato de que os próprios alunos trabalham na Univates, não sendo necessário contratar pessoas externas. “As aulas aqui também são mais autodidatas, pois a maioria dos alunos trabalha e estuda, então eles são mais dinâmicos em suas atividades”, destaca.

Ángela conta, ainda, que vai indicar a seus colegas que façam um intercâmbio e que estudem na Univates. “É uma oportunidade de aprender a pensar não só em si mesmo, mas também nos outros que estão com você. Conheci muitas pessoas de outros países, convivi com portugueses e suecos. Além disso, também fiquei muito amiga do pessoal do DCE”, diz.

Antes da viagem à Colômbia, Ángela vai aproveitar a companhia de seu namorado em Montenegro. Ela conta que, quando retornar ao Brasil, uma das cidades que pretende visitar é o Rio de Janeiro. Além disso, entre os planos para o retorno também está a publicação de um artigo e de dois livros. “Aqui, as pessoas são mais abertas para isso”, completa.

Texto: Tuane Eggers

Ângela Fernández Lizarazo