Univates tem ótimo desempenho na avaliação do MEC

Postado em 07/12/2012 08h28min

Por Tamara Bischoff

Foram divulgados na noite da quarta-feira, dia 5, os conceitos dos cursos que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no ano de 2011. Na escala avaliativa do Ministério da Educação (MEC), que vai de 1 a 5, o Índice Geral de Cursos (IGC), que calcula uma média de todos os cursos, manteve-se em 4, sendo que o IGC contínuo subiu, reforçando o excelente desempenho que a Instituição vem obtendo nos últimos anos.

Todos os Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da Instituição ficaram acima de 3, índice padrão brasileiro de qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES). No entanto, na maioria deles a Univates foi além. No CPC, dos 14 cursos avaliados, 11 receberam conceitos 4 e 5, considerados muito bom e excelente, e três tiveram conceito 3, o que é considerado uma nota boa de acordo com a escala avaliativa do MEC. Além disso, no Enade, dois cursos - História e Letras - obtiveram o conceito máximo.

Os resultados obtidos garantem a renovação automática do reconhecimento dos cursos.

Saiba mais

A avaliação do MEC é composta por três notas: Enade, Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) e Conceito Preliminar de Curso. O Enade é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem por objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) e dirige-se a alunos ingressantes e concluintes (cumprimento de mais de 80% da carga horária mínima do curso ou, ainda, com condições acadêmicas de conclusão do curso até julho/2013).

Os cursos são avaliados a cada três anos e a prova é aplicada aos concluintes com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.

Confira os indicadores de curso:

CURSO

NOTA CPC