Acadêmicos preparam-se para representar a região do Vale do Taquari

Postado em 06/12/2012 17h11min

Por Ana Paula Vieira Labres

Muitas ideias projetadas para um mesmo destino. Os alunos da Univates que participarão do Projeto Rondon, na Operação Canudos, não param de trabalhar nos projetos e nas ações que pretendem desenvolver no município de Paulistana, no Piauí.

A cada semana, eles se encontram para discutir, elaborar e projetar ações sociais sobre comunicação, informática, tecnologias sociais, trabalho, meio ambiente, tecnologia e produção, entre outras áreas que servirão para contribuir com o bem-estar dos paulistanenses, por meio de oficinas e palestras com lideranças municipais, multiplicadores e comunidade.

À frente do Projeto Rondon na Univates estão os professores Dorli Schneider e Rafael Eckhardt que participam da atividade há mais de sete anos. “O Projeto Rondon é uma oportunidade ímpar para que os alunos de graduação interajam com outros universitários do Brasil e se integrem socialmente com populações carentes ou com maior dificuldade de acesso à informação”, explica o professor.

Ainda, segundo Eckhardt, é uma oportunidade para que os alunos conheçam uma realidade diferente da região do Vale do Taquari, principalmente com questões relacionadas a saneamento básico, falta de oportunidades e dificuldade de acesso aos bens materiais e serviços essenciais. “Essa vivência de cerca de 15 dias representa uma experiência única, que agrega muito aprendizado e reforça o sentimento de cidadania de todos”, ressalta ele. A professora Dorli complementa que “ser rondonista proporciona ao universitário a oportunidade de capacitar pessoas, vivenciar situações de rusticidade e tornar-se um cidadão consciente de suas responsabilidades”.

Os alunos da Univates que participarão da Operação Canudos são: Ana Paula Vieira Labres (Jornalismo); Carolina Ely Schneider, Diorge Jonatas Marmitt e Marelise Teixeira (Ciências Biológicas); Diogo Fernando Dickel (Engenharia Civil); Fernanda Nicaretta (Psicologia); Luana Fischer Bassegio (Relações Internacionais) e Nara Paula Schmeier (Engenharia Ambiental).

A turma embarca no dia 11 de janeiro a Petrolina, em Pernambuco, onde participará da cerimônia oficial de abertura do Projeto, com mais 38 universidades brasileiras e, no dia 13 de janeiro, ruma a Paulistana.

Confira as expectativas de alguns alunos:

“A expectativa é que esse projeto seja uma lição de vida, pois já temos a noção que encontraremos lá uma realidade muito diferente da nossa no Vale do Taquari. Sabemos que lá a falta de água é algo normal no dia a dia de algumas comunidades e que as condições de moradia, saneamento e, principalmente, acesso a conhecimento são mínimas” Nara Paula Schmeier, de Forquetinha (Engenharia Ambiental).

“Com certeza voltarei com uma experiência de vida única. Conhecendo mais a realidade do nordeste brasileiro que não é apenas aquela que temos contato no litoral, mas sim conhecendo como as pessoas vivem realmente por lá. Acredito que essa experiência também contribuirá para aumentar minha sensibilidade e capacidade de entender as singularidades de cada pessoa e de cada contexto” Fernanda Nicaretta, de Progresso (Psicologia).

“Pelo que já sabemos, Paulistana tem diversos problemas quanto à consciência ambiental e meu trabalho será focado nessa área. Como gestora ambiental e futura bióloga espero contribuir para o crescimento e conhecimento dos cidadãos paulistanenses. Espero que as pessoas sejam receptivas e que participem de nossas atividades com a intenção de adquirir conhecimentos a fim de melhorar sua comunidade” Carolina Ely Schneider, de Cruzeiro do Sul (Ciências Biológicas).

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Carolina

Ana Paula Vieira Labres

Equipe de rondonistas da Univates prepara-se para a viagem a Paulistana