Univates homenageia alunos destaque

Postado em 05/12/2012 17h32min

Por Tuane Eggers

A Univates prestou homenagem, nesta quarta-feira, dia 5, aos alunos que se destacaram na 15ª Olimpíada Matemática da Instituição, realizada no dia 19 de setembro. Foram premiadas com medalhas as três melhores duplas de cada série, além dos alunos que alcançaram as melhores notas de cada escola. Cerca de 2.170 alunos, de 60 escolas e 20 municípios, participaram da prova.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates e coordenador geral da Olimpíada Matemática, Claus Haetinger, o sucesso do evento se deve essencialmente ao trabalho dos professores, às escolas e aos pais dos participantes. “Hoje, grande maioria dos professores são diplomados pela Univates. Sabemos que eles incentivam os alunos a participarem, passando de sala em sala para divulgar o evento. Além disso, nossa prova é diferenciada por ter questões contextualizadas”, destacou.

Segundo Haetinger, a Olimpíada também é uma forma de incentivar os alunos a buscarem uma graduação na área de ciências e engenharias, que passa por dificuldades para encontrar profissionais qualificados. “Para alguns deles, também fica mais claro que podem ter acesso ao Ensino Superior”, ressaltou.

Durante a abertura do evento, a integrante da comissão organizadora Márcia Rehfeldt lembrou que a Olimpíada surgiu em 1987, quando integrava uma pesquisa. Como evento independente, ela iniciou em 2003. Mais de 120 mil alunos já passaram por todas as edições da Olimpíada Matemática.

Além das medalhas aos alunos destaque, a premiação também consistiu de livros e jogos da área matemática. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail omu@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers