Alunos contemplados pelo Ciência sem Fronteiras contam suas experiências

Postado em 05/12/2012 17h09min

Por Tuane Eggers

Estão abertas, até 14 de janeiro, as inscrições para os alunos interessados em candidatar-se às bolsas de intercâmbio oferecidas pelo programa Ciência sem Fronteiras. Diversos alunos da Univates já foram contemplados pela iniciativa do Governo Federal e estão realizando intercâmbio nos Estados Unidos, na Espanha, na Inglaterra e na Alemanha.

Uma dessas alunas é Gabriela Wink Jacques, do curso de Engenharia de Produção, que está estudando na University of Derby, na Inglaterra. Ela conta que sempre sonhou em fazer intercâmbio, porém, o custo que esse sonho representava nunca permitiu. “Para minha surpresa, fui selecionada. Sem dúvida, esta é uma das melhores experiências da minha vida. A universidade é muito boa, assim como o suporte excelente que eles têm me dado; fui muito bem recebida”, conta a aluna, lembrando que já conheceu pessoas do mundo inteiro.

Já a estudante Jéssica Meneghini, do curso de Ciências Biológicas, está estudando na Uni-Tübingen, na Alemanha. “Sempre acreditei que viajar e estudar fora do país fosse motivo de grande crescimento intelectual e cultural. Hoje, estou aqui na Alemanha, aprendendo um novo idioma e cursando disciplinas do meu curso. Conheci lugares, pessoas, costumes... até neve eu já vi”, destaca. Jéssica conta que não conseguiria realizar essa viagem por conta própria, ainda mais estando apenas na graduação. “Sei que esta é uma chance única na minha vida, dessas que chegam e não se pensa em recusar. Estou me sentindo muito realizada e sei que vou voltar com muitas experiências de vida”, ressalta.

A aluna reconhece que tudo que é novo causa um certo medo e diz que também sente saudades, que chora e que erra em muitas coisas, mas sabe que somente passando por isso é que se aprende mais sobre si mesmo e sobre as próprias reações diante das dificuldades. “Espero que as próximas vagas do programa sejam todas preenchidas e que mais alunos possam compartilhar experiências como as que estou tendo aqui”, diz.

Outro acadêmico selecionado é Diego Coletti Schuck, do curso de Engenharia de Produção, que está estudando na California Polytechnic State University, nos Estados Unidos. Ele conta que a estrutura da universidade é impressionante e as aulas são bastante dinâmicas, com práticas em laboratórios e viagens de campo para visitação de empresas. “Participo do Grupo de Empreendedorismo da universidade e já tive a oportunidade de visitar algumas empresas na costa central da Califórnia. Para o próximo trimestre, os planos são de visitar o Vale do Silício, e há possibilidade também de conhecer a sede do Facebook”, explica.

Diego está morando no câmpus universitário, o que possibilita maior contato diário com a cultura americana. O domínio da língua inglesa, aliado ao excelente desempenho acadêmico, possibilitaram a candidatura do aluno no programa. “Além de ser uma alegria imensa pelo local ser maravilhoso e a universidade excelente, acredito que isso seja o resultado de toda minha dedicação e comprometimento com os estudos ao longo de minha trajetória acadêmica. Está sendo a realização de um sonho”, afirma.

Já a estudante Camila Casaril, do curso de Engenharia Ambiental, está estudando na Espanha. “Moro em Lugo, uma cidade de cerca de 100 mil habitantes, onde as pessoas ainda conhecem seus vizinhos e conversam na rua. Esse ar de hospitalidade ajudou muito na minha adaptação aqui”, conta. Conforme Camila, tem sido interessante viver outra realidade, saber como pensam os colegas e professores de uma cultura diferente. Para ela, o intercâmbio também tem propiciado interagir com pessoas dos mais diferentes países e culturas. Nesse sentido, Camila acredita que toda experiência que está vivenciando será de fundamental importância em sua formação profissional, sua maneira de ver o mundo e conduzir a vida daqui por diante. “Incentivo a todos que pensam em fazer intercâmbio a se inscreverem no programa”, ressalta.

Uma aluna de Farmácia também está entre as contempladas pelo programa. A acadêmica Bruna Monteiro está estudando na Universidade de Santiago de Compostela e participando de um projeto de pesquisa da instituição. “Ao saber da conquista, fiquei animada. Penso que se alguém sente vontade de participar de um programa como este não deve deixar de tentar”, afirma. Conforme a aluna, a universidade tem uma ótima infraestrutura e diversas atividades para os estudantes, além de programas e viagens para os intercambistas.

Para Bruna, está sendo uma experiência incrível. Ela conta que está adorando conhecer pessoas de todos os lugares do mundo, conhecer novas culturas e, principalmente, poder aprimorar seu espanhol. “Tenho tido aula com professores excelentes e visitado os lugares mais inusitados. Sem dúvidas, esse programa vai acrescentar muito na minha vida, tanto profissional quanto pessoal”, completa.

Ciência sem Fronteiras deve contemplar mais de 100 mil estudantes

Os alunos selecionados pelo programa têm ajuda financeira para pagar o curso, as despesas da viagem, alimentação e hospedagem. Mais de 100 mil estudantes deverão ser contemplados. Para esta edição, há vagas para a Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia.

A bolsa é de 12 meses, mas pode ser estendida por mais três meses quando incluir curso de idioma. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de janeiro de 2013, no site www.cienciasemfronteiras.gov.brMais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Alunos contam experiências de intercâmbio em diversos países

Jéssica Meneghini está estudando na Alemanha

Tuane Eggers