Alunos da Univates auxiliam no desenvolvimento do município

Postado em 03/12/2012 14h25min

Por Tuane Eggers

Estar envolvido com o ambiente acadêmico não significa apenas obter conhecimento para si mesmo, mas aplicar esse saber em atividades práticas que envolvem pessoas da comunidade. Diversos alunos da Univates empregam seus conhecimentos em tarefas que auxiliam, diariamente, o desenvolvimento de seu município.

Em Arroio do Meio, por exemplo, a estudante Christiane Rochenback, que cursa o sexto semestre de Pedagogia na Univates, atua como estagiária na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Vista. No seu cotidiano de trabalho, ela ministra aulas de informática educativa para a Educação Infantil até a 8ª série, na faixa etária de 4 a 14 anos. “Utilizo muito das aulas que fiz de Informática e Educação, de Didática e de Literatura. Considero o meu trabalho muito importante para o aprendizado das crianças e dos adolescentes, pois nos dias atuais, tudo está ligado às novas tecnologias”, explica.

Conforme Christiane, seu trabalho na escola é ligar os assuntos abordados na sala de aula com a informática. “O ensino com as crianças muitas vezes torna-se mais prazeroso na frente dos computadores, fazendo com que elas criem e inventem suas próprias histórias. Além disso, com esta ferramenta elas podem aprimorar a leitura e a escrita de diversas formas”, explica. A estudante conta que sente uma grande recepção por parte dos menores, pois para eles tudo é novidade, e cada etapa apresentada é uma nova conquista. Já os maiores ainda acham que não é importante aprender certos assuntos, então acabam se interessando mais pelas redes sociais.

Outra estudante que colabora com o desenvolvimento de sua cidade, desta vez na área da saúde, é Éllin Maiara Mallmann, que está concluindo o oitavo semestre de Enfermagem na Univates. Ela atua como Técnica de Enfermagem no Hospital São José desde maio de 2007. “Atualmente, estou trabalhando no primeiro andar, que abrange atendimentos de emergência e ambulatoriais, plantão médico de 24 horas e maternidade. Mas já trabalhei em outros setores do hospital também”, conta.

Éllin explica que suas atividades são bastante dinâmicas, e incluem curativos, aplicação de medicação, acolhimento e triagem do paciente que procura o plantão médico para consulta, passando pelos mais diversos atendimentos de emergência e trauma. Já na maternidade, as atividades envolvem o recebimento da gestante e preparação da mesma para o parto, primeiros cuidados com o recém-nascido e auxílio na amamentação. “Penso que um dos desafios da minha rotina diária é prestar cuidado direto e adequado a pacientes graves com risco de vida, que exigem maior complexidade técnica, conhecimento científico e capacidade de tomar decisões imediatas”, afirma.

Outros grandes desafios citados pela aluna, considerados exercícios diários no ato de cuidar, são o respeito ao próximo, criação de vínculo, comunicação, responsabilidade com o cuidado e a empatia. “A enfermagem, no seu ato de cuidar e atender as necessidades do paciente, reconhece nele um ser com potencialidades e o auxilia no seu autocuidado, pois observa as suas individualidades, expectativas e realidades. Portanto, é preciso conhecimento técnico, científico e interdisciplinar, pensamento crítico reflexivo, humildade, ética e, acima de tudo, amor à profissão”, completa.

Diplomado foi professor do município por 15 anos

Diplomado em Ciências e Matemática pela Univates, em 1995, e em Ciências Biológicas, em 1997, o biólogo Marco Antônio Majolo também já colaborou com o ensino do município de Arroio do Meio, durante 15 anos. Ele conta que foi professor de Matemática e de Biologia da Escola Estadual Guararapes durante 13 anos, e que possui ótimas lembranças desse período.

Majolo explica que sempre estabeleceu uma relação de amizade muito próxima com seus alunos. “Acredito ter cumprido meu papel de professor. Quando você consegue se colocar no lugar do aluno, ser professor é um ensinamento diário, é uma via de mão dupla e todos saem ganhando. Hoje, muitos de meus ex-alunos são professores universitários, donos de empresas, profissionais respeitados, ótimos pais de família e isto é motivo de orgulho, pois sei que tem um pouco de mim nessas pessoas”, afirma.

O ex-professor foi o responsável técnico pela implantação do Gramado Zoo, considerado um dos melhores zoológicos brasileiros. Atualmente, Majolo reside em São Paulo e auxilia na implantação de um novo parque zoológico, que será construído na capital paulista, além de trabalhar na prestação de serviços para diversos parques brasileiros. Além disso, ele integra a equipe que está elaborando a implantação do novo código de ética da Sociedade de Zoológicos do Brasil.

Texto: Tuane Eggers

Éllin Maiara Mallmann atua no Hospital São José

Biólogo Marco Majolo atuou como professor em Arroio do Meio por 15 anos

Christiane Rochenbach atua como estagiária na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Vista