Professores são premiados em eventos de pesquisa

Postado em 03/12/2012 13h58min

Por Tuane Eggers

Durante o mês de setembro, foi realizado o I Seminário Integrador de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTec), promovido em parceria entre a Univates, a Unisc e a Feevale. Na última quinta-feira, dia 29, um grupo de pesquisa da Univates, responsável por um dos trabalhos apresentados no evento, recebeu a notícia de que foi agraciado com o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e convidado a publicar sua pesquisa na Revista Jovens Pesquisadores, da Unisc.

Orientado pela professora Simone Stülp, do Curso de Química Industrial, o trabalho “Avaliação de um sistema oxidativo avançado aplicado na degradação do corante orgânico Rodamina-B” conta com a colaboração de uma estudante de Engenharia Ambiental, que atua como bolsista de Iniciação Tecnológica e de Inovação, a aluna Verônica Radaelli. Além disso, a pesquisa também envolve alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento.

Conforme a professora Simone, o corante Rodamina-B é utilizado no tingimento de ágatas pela indústria de gemas e joias. Após a utilização desse produto, ele é descartado como efluente e possui elevada toxicidade. “O objetivo é desenvolver um sistema de tratamento que possibilite sua degradação com a eliminação dessa toxicidade ao ambiente”, explica.

A pesquisa está sendo realizada na Univates há cerca de três anos, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). “É extremamente importante para o grupo de pesquisa receber essa premiação, por estarmos iniciando na área de Iniciação Tecnológica e de Inovação. É uma forma de aproximar as pesquisas acadêmicas com o setor produtivo industrial”, destaca Simone.

Outro professor premiado recentemente foi Eduardo Miranda Ethur, do curso de Química Industrial, juntamente com seu bolsista Leonardo Mayer, aluno de Ciências Biológicas. Eles receberam o prêmio de Menção Honrosa pelo trabalho intitulado “Atividade repelente de extrato etanólico e aquoso das folhas de Acanthospermun australe sobre Tetranychus urticae KOCH (Acari: Tetranychidae)", apresentado no II Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação (CICPG 2012), evento realizado durante os dias 3 a 5 de setembro, na Unisinos.

Texto: Tuane Eggers

Pesquisa premiada no SICTec envolve diversos cursos da Univates