Mulheres ganham cada vez mais espaço na área de Engenharia Mecânica

Postado em 26/11/2012 08h42min

Por Tuane Eggers

Quem ainda pensa que certas profissões são reservadas somente ao sexo masculino, pode deixar esse pensamento no passado. Algumas áreas do conhecimento ainda são mais estudadas por homens, mas as mulheres também estão encarando o desafio e ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

Um exemplo disso é a aluna Jéssica Delazeri, de 19 anos, que optou pelo curso de Engenharia Mecânica. Ela está no segundo semestre e atua como estagiária na área da qualidade de uma empresa de implementos rodoviários da região, vaga que conseguiu por meio do Núcleo de Estágios da Univates. “A empresa está se organizando para adquirir a certificação da ISO 9001, onde participo de todas as atividades realizadas para que ela se enquadre dentro da normal. Por exemplo, confiro o certificado de qualidade de matérias-primas, auxilio na rastreabilidade delas e na calibração dos instrumentos de medição”, conta.

O interesse de Jéssica pela área de Engenharia Mecânica surgiu aos 16 anos, quando seu tio comentou sobre um profissional da área em uma roda de conversa. “Em primeiro plano, me interessou o salário dele, mas fui pesquisar as atividades executadas pelo profissional e acabei me interessando mais pela Engenharia Mecânica do que por outro curso”, conta.

Conforme Jéssica, não existe um preconceito forte com mulheres nessa área. “Mas, quando comento com outras pessoas, tanto homens quanto mulheres, que estou cursando Engenharia Mecânica, todos ficam surpresos e me perguntam o que me levou a optar por esse curso”, explica. Sobre as aulas, a estudante conta que algumas vezes apareceram expressões masculinas em uma teoria, mas nada ofensivo. “Pelo contrário, deixava a aula até mais engraçada”, afirma.

Para as mulheres que tem interesse pela Engenharia Mecânica, mas estão com receito de cursar, por acharem que não há mercado de trabalho, Jéssica afirma que “há uma grande falta de mão de obra qualificada no mercado. E para as que pensam que vão se sujar ou estragar as unhas, não se preocupem: uma boa manicure resolve”, brinca.

O curso de Engenharia Mecânica está entre as opções do Vestibular de Verão da Univates, que recebe inscrições até o dia 10 de dezembro. Detalhes sobre o curso podem ser conferidos em www.univates.br/graduacao/engenharia-mecanica. Interessados podem efetuar inscrição pelo site www.univates.br/vestibular. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Texto: Tuane Eggers

Divulgação

Jéssica Delazeri atua na área de qualidade de uma empresa de implementos rodoviários

Divulgação