Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates sedia lançamento do livro “A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas”

Postado em 14/11/2012 14h42min

Por -

Uma obra que resgata a história dos rios da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, destaca a importância da água para seus 119 municípios e os projetos para garantir a qualidade e a quantidade do recurso hídrico para as futuras gerações. O livro “A História da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas” é uma atualização da obra escrita em 1991 e foi lançado nesta terça-feira, dia 13, na Univates.

A cerimônia foi prestigiada por cerca de 200 pessoas, entre elas os reitores da Univates, Ney Lazzari, e da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, e o diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Marco Mendonça. A publicação tem autoria dos escritores Genuíno (Gino) Antônio Ferri e Ana Cecília Togni, é composta por 375 páginas e os quatro mil exemplares impressos serão destinados gratuitamente para estudantes dos ensinos Médio e Superior, comunidades e bibliotecas.

O trabalho foi viabilizado financeiramente pela Univates, UCS, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag).

O evento foi marcado por pronunciamentos, música e autógrafos. O escritor Gino Ferri lembrou os bons momentos vividos no Rio Taquari, lamentou situações difíceis atuais, como a poluição e o desaparecimento da mata ciliar e deixou sua mensagem para que as pessoas “ajudem a salvar o rio antes que seja tarde demais”. Para Ana, escrever o livro foi uma “viagem” de 17 meses, tempo no qual se dedicou ao levantamento das informações e desenvolvimento da obra. Ela agradeceu ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas pela oportunidade e as dezenas de pessoas que contribuíram com fotos e informações.

“Os rios que nos banham devem ser algo que aproximem nossas regiões, para que sejam locais cada vez melhores para se viver”, destacou o reitor da Univates, Ney Lazzari. O reitor da UCS, Isidoro Zorzi, enalteceu a iniciativa do Comitê e disse que a obra espelha o modelo positivo de trabalho que tem acompanhado o Comitê em seus quase 15 anos de existência. Os elogios também foram compartilhados pelo diretor do DRH, Marco Mendonça. “O Taquari-Antas é um comitê pujante, e que com o livro ajuda a resgatar a história. Quem esquece da água não terá futuro”, advertiu.

O livro é dividido em dez capítulos. Começa pela influência dos rios, lagos e mares, mostra a divisão da Bacia, características geológicas e de clima, o aproveitamento que os municípios fazem dos rios e o planejamento para garantir o futuro das águas. Também trata da navegabilidade na Bacia, as barragens, eclusas, hidrelétricas e pontes e expõe o lazer e a cultura da população com base nos mananciais existentes. A obra é encerrada com a história do Comitê Taquari-Antas e sua consolidação como o parlamento das águas e exercendo papel estratégico no Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul.

 

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Notícias Relacionadas