Reitor da Univates discute projeto de lei em Brasília

Postado em 08/11/2012 16h57min

Por Elise Bozzetto

O Reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, participou na última quarta-feira, dia 07 de novembro, da 24ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc). O encontro aconteceu em Brasília e teve como pauta principal a discussão do Projeto de Lei (PL) 4372/12, que propõe a criação de uma autarquia federal denominada Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes).

Para debater a fundo o PL, a Abruc discutiu o tema com o Secretário de Regulação da Educação Superior do Ministério da Educação, Jorge Rodrigo Araújo Messias. Na ocasião, Lazzari aproveitou para entregar ao Secretário o posicionamento do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) sobre o PL com vistas a contribuir para o projeto após estudos e reuniões realizadas pelas Instituições Comunitárias constituintes do Comung. “Todo o processo de avaliação é bem-vindo mas faltou uma discussão mais aprofundada sobre a forma de regular antes de encaminhar ao Congresso. Por isso estamos solicitando algumas alterações no Projeto”, explica Lazzari.

O Reitor ainda ressalta a tradição das Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Rio Grande do Sul de colaboração ativa com os poderes públicos, por isso a contribuição do Comung com o objetivo de que a PL traga os melhores resultados possíveis, do ponto de vista do estímulo à qualificação das instituições de ensino superior brasileiras, cuja importância decisiva para o esforço nacional de desenvolvimento sustentável dispensa quaisquer comentários.

Texto: Elise Bozzetto

Lazzari entrega a carta ao Secretário na presença de Gilberto Gonçalves Garcia, Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e do Presidente da Abruc, Vilmar Thomé