Bem mais que uma aula, um estímulo para auxiliar na solução de problemas sociais

Postado em 08/11/2012 16h24min

Por Ana Paula Vieira Labres

Para os cerca de 60 alunos matriculados na disciplina de Empreendedorismo da Univates, ministrada pela professora Silvana Martins, ajudar o próximo na solução de problemas sociais é uma das tarefas mais relevantes das aulas.

Neste semestre, a disciplina tem trabalhado com o tema empreendedorismo social e vem beneficiando diversas entidades da região do Vale do Taquari, como a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais do Vale do Taquari (Apadev-VT); a Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef); a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado; a Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis (Apasfa); o Asilo Pella e Bethânia, de Taquari, e o Projeto Óleo Futuro (que transforma óleo usado em sabão), de Venâncio Aires.

Conforme Silvana, o objetivo da disciplina de Empreendedorismo é estimular os alunos para o desenvolvimento de características do perfil empreendedor e despertá-los para a possibilidade de abrir seu próprio negócio. No entanto, o empreendedorismo social vai além disso. “Nosso foco é buscar soluções para os problemas sociais e para as necessidades da comunidade, indo ao encontro da missão e dos princípios da Univates, que é uma instituição de ensino superior comunitária”, enfatiza a professora.

Juntamente com suas colegas, a formanda em Direito Fabiani Zarth Ferreira colaborou com a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Como a principal necessidade da organização eram alimentos não perecíveis, a equipe arrecadou com colegas, vizinhos e familiares 120kg de donativos, que servirão, principalmente, para alimentar os familiares dos pacientes que, em alguns casos, deixam de trabalhar para acompanhar o doente durante o tratamento contra o câncer. “A ação foi grandiosa. Envolvemos muitas pessoas e percebemos como é fundamental ajudar o próximo, pois só reconhecemos essa importância quando o problema está conosco”, destaca Fabiani, que acredita também no considerável envolvimento do jovem nesse tipo de ação. “O jovem tem capacidade e deveria se envolver mais em ações sociais, até porque a própria rede social facilita essa divulgação”.

O acadêmico do sétimo semestre de Jornalismo Jardel dos Santos e a sua turma auxiliaram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Estrela com a venda de cerca de 350 pacotes de biscoitos, produzidos pelos próprios alunos da Associação, e arrecadaram mais de R$ 600,00. “Não tinha ideia de como era ajudar uma entidade, e agora tenho outro olhar. São pessoas que têm sonhos como todos nós. Nossa visita levou alegria às crianças e adolescentes que frequentam a entidade”.

Para Susana Fritsch, integrante da equipe de professores que prepara os alunos da Apae de Estrela para o mercado de trabalho, a visitação e a ajuda dos acadêmicos da Univates foi muito importante. “A disciplina de Empreendedorismo Social faz com que os futuros profissionais tenham a experiência de conhecerem outra realidade. É uma experiência de vida com certeza. Gostaria que mais entidades, empresas e escolas desenvolvessem ações desse tipo”.

A disciplina de Empreendedorismo é oferecida semestralmente aos alunos dos cursos vinculados ao Centro de Gestão Organizacional (CGO) da Univates e também pode ser cursada como disciplina eletiva.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Após a realização das atividades, os alunos apresentam os resultados aos colegas de turma