Alunos de Ensino Fundamental aprendem astronomia de um jeito diferente

Postado em 08/11/2012 09h41min

Por Tuane Eggers

O universo sempre foi motivo de curiosidade para muitas pessoas. Na última quarta-feira, dia 7, cerca de 15 alunos do 6º ano da Escola Estadual Santo Antônio, de Lajeado, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o assunto de um jeito diferente. Eles participaram de uma oficina gratuita do projeto de extensão “Desvendando o céu: astronomia no Vale do Taquari” da Univates, que abordou a estrutura e a evolução do sistema solar.

Acompanhando a turma estava a professora de Ciências e de Biologia, Fabíola Cardoso. De acordo com ela, o plano de estudos determina que esses assuntos sejam trabalhados em sala de aula, porém, nem sempre há tempo suficiente. “A oficina é uma maneira diferente de transmitir isso para eles. Tenho certeza de que essa atividade feita em um dia na Univates valerá por muitas realizadas em sala de aula”, explica.

Um dos participantes, Robson Junior Oliveira da Costa, de 13 anos, disse que gostou muito da oficina. “Fiquei surpreso depois de ter a noção do tamanho das coisas do universo”, ressaltou. Conforme a professora Fabíola, o aluno é interessado pela área de Ciências.

Além da oficina sobre a estrutura e evolução do sistema solar, a equipe do Projeto de Astronomia da Univates oferece mais três opções gratuitas: “Vida e morte das estrelas e evolução do universo”, “Fenômenos astronômicos do cotidiano” e “História das principais constelações”.

As oficinas acontecem às quartas-feiras, no turno da tarde, e às sextas-feiras, no turno da manhã, e são gratuitas. A linguagem é adaptada ao nível das turmas participantes. Escolas interessadas em inscrever seus alunos podem entrar em contato pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5518, ou pelo e-mail astro@univates.br.

Astronomia em números

Desde o início do projeto, 177 alunos já participaram da oficina “Estrutura e evolução do Sistema Solar”; 236 participaram da oficina “Fenômenos astronômicos do cotidiano”; 153 participaram da “História das principais constelações”; e 90 da oficina preparatória para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Nas observações noturnas, que ocorrem no Observatório Astronômico da Univates, localizado no Prédio 12, cerca de 260 pessoas já foram atendidas. O local conta com um telescópio do tipo newtoniano, com um espelho de 18cm de diâmetro e um motor para acompanhamento sideral. O equipamento permite fazer observações da lua, galáxias, nebulosas e aglomerados de estrelas, além dos planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

O Observatório Astronômico é aberto a toda a comunidade, mediante agendamento prévio. Interessados podem contatar a equipe do projeto pelo e-mail astro@univates.br e agendar sua observação.

Texto: Tuane Eggers